20.3.12

Ronaldo Bôscoli: o lobo nada bobo da bossa nova em livro de Denilson Monteiro, que vai ser lançado, nesta terça, no Cariocando







"Desses artistas que Ronaldo Bôscoli considerava bicões da bossa nova, Juca Chaves era quem ele mais combatia. Juca, que com sete anos de idade já demonstrava inclinação musical, atravessou infância e adolescência aprendendo violão, piano, solfejo e teoria musical com ótimos professores. Foi uma formação que muito contribuiu para as modinhas que compunha, as quais, mostradas a Lúcio Rangel no Bar Calypso, agradaram não só ao crítico musical, mas também aos demais frequentadores do local, gente como Lamartine Babo, Sérgio Porto e até ao maestro da bossa nova, Antonio Carlos Jobim.
         Porém, além do lirismo apresentado nessas composições, o rapazinho louro de olhos azuis e nariz grande possuía uma forte veia cômica. Num dado momento, sua voz e seu violão foram voltados a fazer humor em forma de canção. Ele passou a compor o que chamava de sátiras de autodestruição, como "Sou Feio, Mas Sou Feliz" e a autobiográfica "Nasal Sensual", além de sátiras políticas, como "Brasil Já Vai À Guerra", sobre o porta-aviões de segunda mão, o Minas Gerais, que o governo havia comprado da Inglaterra por um preço um bocado alto; "Caixinha, Obrigado" e "Presidente Bossa-Nova". Essa última, apesar dos problemas com a censura no governo JK, o homenageado, foi um enorme sucesso, algo que muitos membros da turminha, os bossa-novistas originais, apenas sonhavam um dia alcançar. Com a sua voz mansa e o violão que carregava sobre o ombro, já era apontado como um novo João Gilberto. Isso deixava Bôscoli mais inquieto do que se o avisassem de que teria que entrar em um trem lotado com destino a Japeri sem Chico Feitosa ou Nara para acompanhá-lo.
         Um dos versos da sua "Luluzinha Bossa-Nova", uma modinha até parecida com as que Juca Chaves fazia, criticava esse estado em que a BN se encontrava, assim como o bem-humorado Juquinha: "Mas Luluzinha anda triste/porque agora tudo é bossa/há mil chaves para se entrar/invadiram a nossa bossa."
         A grande ironia era que Juca também não gostava de ser associado à bossa nova. Quando alguém fazia isso, debochava: "Eu não sou bossa nova. Se bossa nova fosse bom, João Gilberto não cantava tão baixinho."
        
         Após lançar, há pouco mais de dois anos, "Dez, Nota Dez! Eu Sou Carlos Imperial", o amigo paraense Denilson Monteiro (foto acima) brinda os leitores que curtem MPB com outro bem-vindo calhamaço, mais uma biografia de fôlego motivada por outra figura controvertida, igualmente inteligente e aguçada em sacadas e jogadas de efeito: Ronaldo Bôscoli (fotos acima). Curiosamente, apesar das "amabilidades" trocadas entre si, Imperial e Bôscoli tiveram, no âmbito profissional, caminhos cruzados, pois o primeiro descobriria cantores de renome nacional - Wilson Simonal, Roberto Carlos e Elis Regina - com os quais o segundo trabalharia (com Elis até mesmo se casando). "A Bossa do Lobo" (do excerto acima) tem nesta terça-feira, 20 de março, a partir das 18h30, mais uma noite de lançamento, com o livro, naturalmente, à disposição dos interessados. O cenário é o Cariocando (Rua Silveira Martins, 139 - Catete - tel.: 2557-3646), e a animação musical da casa, "no clima", corre por conta da cantora Valéria Oliveira e do conjunto Bossa & Outras Bossas ("flyer" acima).
        Um bom dia a todos. Grato pela atenção à dica.

        Um abraço,
 
        Gerdal           

Pós-escrito: no primeiro "link", em rara imagem, Carlos Lyra, ao violão - e o parceiro Ronaldo Bôscoli na plateia - canta "Lobo Bobo", "Saudade Fez um Samba" e "Se É Tarde, Me Perdoa"). Nos demais "links", o parceiro de Bôscoli é Roberto Menescal em 2) "O Barquinho", com Menescal acompanhando Wanda Sá; 3) "Tetê", com Menescal acompanhando Claudia Telles, em sensível interpretação desta para música lançada por sua mãe, Sylvia Telles; 4) "Telefone", com Wilson Simonal; 5) como fundo musical para um apanhado de telas impressionistas nas imagens, a voz de Leila Pinheiro em bela regravação de "Errinho à Toa".


         http://www.youtube.com/watch?v=HTsWegPrH48
("Lobo Bobo"/"Saudade Fez um Samba"/"Se É Tarde, Me Perdoa")

          http://www.youtube.com/watch?v=ABZNwXvzJF8
("O Barquinho")

           http://www.youtube.com/watch?v=j6ckH36Nw_I&feature=related
("Tetê")

           http://www.youtube.com/watch?v=PbHPIfasZJ8 ("Telefone")

           http://www.youtube.com/watch?v=DFxSYgkge8Y ("Errinho À Toa")     

Nenhum comentário: