27.8.14

Retrato de Ferreira Gullar - uma história que começa nos anos 80 e continua em 2014 na FLIM

Da 5ª edição da FLIM (Festa Literária de Madalena- realizada nos dias 22,23 e 24 de agosto): Este retrato que aqui está "postado" tem uma história ( como já disse antes em algum lugar, todos os desenhos têm uma história - afinal eles se originam da palavra desígnio são parentes do que chamamos de destino). Vamos recordar então a história desse retrato do nosso grande poeta Ferreira Gullar. Um dia, no meio dos anos 80 do século passado, Geneton Moraes Neto me procurou para fazer uma proposta - ele estava montando um livro com algumas de suas entrevistas. A mim caberia fazer um retrato de cada entrevistado e eles eram muitos já naquela época. Por algum mistério que ocorre no mundo editorial, o projeto acabou ou se transformou, no meio do caminho. Assim fiquei com alguns retratos (que já tinha começado a fazer) guardados no meu baú. Creio que cheguei a utilizar um par deles para ilustrar matérias do old JB. O tempo passou....e como! No final de semana passado aconteceu a FLIM, a maravilhosa Festa Literária de Madalena que homenageou o nosso poeta maior Ferreira Gullar - que compareceu e generosamente nos presenteou com uma bela e descontraída palestra com participação do público, que formulou várias perguntas animando e solicitando reflexões importantes sobre a arte, a plavras, o sentido da poesia. Cabe lembrar que a cidade toda se vestiu com a poesia de Gullar (assunto para o próximo capítulo) Esse retrato que aqui está "postado", que nos anos 80 (do século passado) tinha ficado sem seu "desígnio" (ser impresso em livro) em 2014 parece que enfim iria participar de uma exposição de caricaturas de autores literários que eu fiz lá na FLIM, dividindo a mesma sala com uma bela mostra de colagens de Gullar. Mas, num determinado momento, foi bem observado que tal retrato, na verdade estava meio fora de lugar, afinal o era uma exposição de caricaturas! Cáspite, falei com meus botões, esse retrato tá "problemático" he he. Conclusão: por decisão minha, ele acabou participando como presença virtual, assistindo poeticamente tudo o que ali rolou. Um querido amigo, chegou mesmo a fotografá-lo nas minhas mãos, no momento em que indeciso, eu tentava achar um espaço para esse desenho na bagunça do meu coração. Agora, depois que a festa acabou, o retrato cobrou uma aparição. Não tive dúvidas, ele aparece aqui ( e apareceu na minha linha do tempo do Facebook) celebrando esta festa encantadora que ocorreu em Madalena, que me deixou apaixonado pela cidade e sua gente. Obrigadão, Terezinha Costa, por seu carinho e por ter criado e organizado com sua brava equipe um evento cultural tão importante (com feira de livros, livros grátis, shows, palestras, oficinas, dança, participação de alunos do CIEP local e muito mais) Parabéns!!! NR: Mais informações sobre a FLIM no blog:http://flim-festaliterariademadalena.blogspot.com Também no facebook: http://www.facebook.com /flimsantamariamadalena Clique na imagem para ampliar e VER melhor

Nenhum comentário: