14.12.14

Caricatura inédita de Cabrera Infante

Caricatura inédita: Tinha que acertar minhas contas com o escritor cubano Guillermo Cabrera Infante (1929-2005), um dos meus preferidos. Não vou aqui fazer desfilar suas qualidades literárias - só vou sugerir que leiam "Havana para um infante defunto" e "Três Tristes Tigres". Depois a gente conversa. Terminei de ler seu livro póstumo "A ninfa inconstante" (encontrado num sebo de Sampa), que lembra muito estas suas duas obras-primas tão diferentes entre si, apesar de tratarem do mesmo tema: a cartografia sentimental de Havana dos anos 50. O primeiro tem estrutura mais simples, fala direto ao leitor, o segundo é, o que se pode chamar de "experimento linguístico" com o falar "especial" das ruas de Havana. É importante ressaltar que não é chato e incompreensível. Só é preciso embarcar na onda e surfar na linguagem, nos jogos de palavras, nos trocadilhos etc... Um dia vou escrever um ensaio sobre esse autor, mas confesso que me falta fôlego. Por enquanto quero apenas esclarecer a razão de minha dívida com ele. Fiz uma caricatura desse "sacaneta" (ele iria gostar desse adjetivo) no século passado, mas a perdi, talvez soterrada no meio dos mais de 5 mil desenhos que compõe algumas das camadas geológicas do meu "apertamento-oficina". Já procurei várias vezes com meu equipamento de escavação, mas não encontro…Aí fuço no fundo da minha memória, e não me lembro se presenteei alguma pessoa com essa caricatura. Só sei que vira e mexe e eu me aventuro a enfrentar a poeira das pastas, dos livros e da papelada, e sempre saio derrotado. Um dia me cansei, e esse dia foi ontem. No meio da madrugada esbocei uma caricatura provisória, e hoje cedo parti para o enfrentamento e botei nanquim nela. Alguma coisa me diz que não está à altura da "original" perdida (talvez para sempre), mas o que hacer? Não tem tu, vai tu mesmo, que eu não sou tatu para ficar toda hora cavoucando à procura da toca onde você se escondeu, oh caricatura inconstante! Cabreiro cometi esta que está aqui. Bom domingo a todos.
Clique na imagem para ampliar e VER melhor

Nenhum comentário: