31.8.14

CARICATURAS EXPOSTAS NA FLIM ( 5ª Edição da Festa Literária de Madalena)

CARICATURAS EXPOSTAS NA FLIM - 5ª Edição da Festa Literária de Madalena Aí vão as caricaturas de Tolstoi, Marx e Graciliano Ramos, Borges, João Cabral e James Joyce, Nelson Rodrigues, Jorge Amado e Manuel Bandeira. Depois eu "posto mais"
Clique nas imagens para ampliar e VER melhor.

29.8.14

Lançamento do livro do grande Claudius / segunda-feira, dia 1 de setembro

Imperdível! Na próxima segunda feira, dia 1 de setembro, `as 19 horas,o grande mestre do traço Claudius Ceccon estará lançando seu livro Claudius(publicado pela SESI-Editora),na Livraria Travessa, em Botafogo (Voluntários da Pátria 97). Todo mundo lá! Clique na imagem para ampliar e VER melhor

27.8.14

Retrato de Ferreira Gullar - uma história que começa nos anos 80 e continua em 2014 na FLIM

Da 5ª edição da FLIM (Festa Literária de Madalena- realizada nos dias 22,23 e 24 de agosto): Este retrato que aqui está "postado" tem uma história ( como já disse antes em algum lugar, todos os desenhos têm uma história - afinal eles se originam da palavra desígnio são parentes do que chamamos de destino). Vamos recordar então a história desse retrato do nosso grande poeta Ferreira Gullar. Um dia, no meio dos anos 80 do século passado, Geneton Moraes Neto me procurou para fazer uma proposta - ele estava montando um livro com algumas de suas entrevistas. A mim caberia fazer um retrato de cada entrevistado e eles eram muitos já naquela época. Por algum mistério que ocorre no mundo editorial, o projeto acabou ou se transformou, no meio do caminho. Assim fiquei com alguns retratos (que já tinha começado a fazer) guardados no meu baú. Creio que cheguei a utilizar um par deles para ilustrar matérias do old JB. O tempo passou....e como! No final de semana passado aconteceu a FLIM, a maravilhosa Festa Literária de Madalena que homenageou o nosso poeta maior Ferreira Gullar - que compareceu e generosamente nos presenteou com uma bela e descontraída palestra com participação do público, que formulou várias perguntas animando e solicitando reflexões importantes sobre a arte, a plavras, o sentido da poesia. Cabe lembrar que a cidade toda se vestiu com a poesia de Gullar (assunto para o próximo capítulo) Esse retrato que aqui está "postado", que nos anos 80 (do século passado) tinha ficado sem seu "desígnio" (ser impresso em livro) em 2014 parece que enfim iria participar de uma exposição de caricaturas de autores literários que eu fiz lá na FLIM, dividindo a mesma sala com uma bela mostra de colagens de Gullar. Mas, num determinado momento, foi bem observado que tal retrato, na verdade estava meio fora de lugar, afinal o era uma exposição de caricaturas! Cáspite, falei com meus botões, esse retrato tá "problemático" he he. Conclusão: por decisão minha, ele acabou participando como presença virtual, assistindo poeticamente tudo o que ali rolou. Um querido amigo, chegou mesmo a fotografá-lo nas minhas mãos, no momento em que indeciso, eu tentava achar um espaço para esse desenho na bagunça do meu coração. Agora, depois que a festa acabou, o retrato cobrou uma aparição. Não tive dúvidas, ele aparece aqui ( e apareceu na minha linha do tempo do Facebook) celebrando esta festa encantadora que ocorreu em Madalena, que me deixou apaixonado pela cidade e sua gente. Obrigadão, Terezinha Costa, por seu carinho e por ter criado e organizado com sua brava equipe um evento cultural tão importante (com feira de livros, livros grátis, shows, palestras, oficinas, dança, participação de alunos do CIEP local e muito mais) Parabéns!!! NR: Mais informações sobre a FLIM no blog:http://flim-festaliterariademadalena.blogspot.com Também no facebook: http://www.facebook.com /flimsantamariamadalena Clique na imagem para ampliar e VER melhor

19.8.14

Ivo Barbieri na Casa de Leitura Dirce Cortes Riedel/ A arte da Novela

A ARTE DA NOVELA - EXERCÍCIOS DE LEITURA O professor e escritor Ivo Barbieri retoma no próximo dia 27 de agosto seu curso sobre a arte da novela iniciado no ano passado na Casa de Leitura Dirce Cortes Riedel, da qual é presidente. As “aulas” são realizadas das 18h às 21h a partir de uma lista de livros selecionadas pelo professor e seus alunos. O segundo semestre será aberto, dia 27 de agosto, por Ítalo Calvino em “O dia de um escrutinador”. Ivo Barbieri que foi reitor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) nos anos 90 e professor de Literatura, explica que faz uma relação de uns 30 livros para escolha em conjunto e ao final de cada livro promove um “Oscarzinho” selecionando o melhor livro, protagonista, etc... Ele diz:"Não pra ganhar prêmio, é apenas um teste de sensibilidade". A programação completa e as inscrições - o curso é gratuito - podem ser feitas em www.casadirce.com.br ou pelo telefone 2334.8227. A sede da Casa fica em Botafogo, na Rua das Palmeiras, 82. Telefone: 21.2334.8227. A novela é a forma perfeita da prosa de ficção. Ian McEwan Novela > It. Novella: curta narrativa em prosa, de caráter moral às vezes, usualmente realista e satírica, praticada por Boccaccio que, reunidas no Decameron, vieram a público no quatrocento. Novelle > al. Prosa narrativa mais curta que o romance, desenvolvida no XIX. Definida por Schlegel (1804) e por Goethe (1827) como relato de um único incidente, estranho, mas real; Tieck (1829): caracterizada por uma Wendepunkt, reviravolta inesperada; confluindo para o conceito de conto (short story). Novelette > al. Aplica-se a estórias de 30.000 a 50.000 palavras – mais longa que o romance e mais curta que o conto.
Clique na imagem para ampliar e VER melhor

17.8.14

Lançamento do livro "O Rádio na Segunda Guerra"

Anotem aí: o lançamento do livro O Rádio na Segunda Guerra- No ar Francis Hallawell, o Chico da BBC, escrito pela minha querida amiga Rose Esquenazi, será nesta sexta-feira, dia 22, a partir das 19h,na Livraria Travessa de Botafogo, em frente ao metrô. Todo mundo lá!!!!
Clique na imagem para ampliar e VER melhor

Minha exposição de caricaturas na FLIM

Neste ano, tive a honra de receber o convite para fazer uma pequena exposição na FLIM (Festa Literária de Madalena). Topei sem vacilar. Vai ser uma mostra de 12 caricaturas e um retrato que ficarão em exposição durante um curto período de 22 a 24 de agosto. Minha filha, a designer Julia Liberati fez uma arte especial para anunciar este evento - aqui vai ela abaixo…
Estarei no meio de outras exposições na FLIM: a do homenageado deste ano - o poeta Ferreira Gullar que vai mostrar 10 colagens, algumas da série "Zoologia Bizarra" (que fazem parte de um livro com este título). Também vai rolar a exposição de fotos do companheiro Guina Ramos intitulada "Figuras, figurinhas, figuraças e figurões". Outra mostra que vai rolar é do jornalista e artista plástico João Baptista de Freitas e para enfeitar ainda mais a festa, vai ter também uma mostra de capas de folhetos de cordel. Para maiores informações, consultem o blog da FLIM no seguinte endereço: http://flim-festaliterariademadalena.blogspot.com Obs: Clique na imagem para ampliar e VER melhor

15.8.14

Do fundo do baú: pintura sobre Jazz e outros sons

Aqui vai uma pintura que serviu de base para uma capa da revista "Programa" do old JB sobre o tema Jazz e outros sons ( acho que rolava um festival de Jazz no Rio naquela época + alguns espetáculos movidos por DJs. Esta pintura foi parar na parede de algum companheiro de redação)
Clique na imagem para ampliar e VER melhor

14.8.14

"O Gigante do Maracanã" será lançado sábado dia 16 de agosto

Uma menina e seu pai. Qual a distância entre eles? Hoje, estão bem próximos, no meio de uma torcida. É a primeira vez que o pai a leva pra ver um jogo de futebol, e essa aventura acontece na arquibancada daquele estádio imenso, o Maracanã. O que ela vai aprender por lá? As regras do jogo. O prazer do drible. A emoção do gol. A grande área, a marca do pênalti, a defesa do goleiro… Mas o que mais a menina aprende, levada pela mão do pai para esse jogo, que talvez dure bem mais do que noventa minutos?” Isto é matéria do livro infanto-juvenil O gigante do Maracanã de Cesar Cardoso, que será lançado neste sábado, dia 16, das 15 às 18 horas, na Livraria Blooks, que fica no Espaço Itaú de Cinema, na Praia de Botafogo, 316.
Clique na imagem para ampliar e VER melhor

11.8.14

Do fundo do baú: Ilustração abandonada

Ilustração inédita que foi abandonada depois de descobrir que uma ideia parecida tinha sido usada na confecção de uma bolsa para mulheres produzida por uma Editora norte-americana. No mundo das artes gráficas tem muitas coincidências. (no da ficção também)
Clique na imagem para ampliar e VER melhor.

9.8.14

Caricatura de Sylverter Stallone

Do fundo do baú: Caricatura de Michael Sylvester Gardenzio Stallone, caracterizado como o personagem "Cobra", (d'après Mollica). Clique na imagem para ampliar e VER melhor.