6.7.15

Caricaturas de Bandeira, João Cabral e Mário de Andrade


Nem tão da boca do forno assim: Caricaturas de três grandes da poesia brasileira: Da esquerda para a direita, Manuel Bandeira (1886 -1968), João Cabral de Melo Neto (1920-1999) e Mario de Andrade ( 1893-1945).
Este último, a gente está careca de saber que fez de tudo no território da escrita, (crônica, conto, rapsódia, etnografia, pesquisa musical) e até música. Dizem que arranhava bem as teclas de um piano ( tinha formação clássica) e traçava uma pauta musical com facilidade. Soube pela TV, que ele deixou registrada apenas uma de suas criações musicais , de forma bem acanhada.

Do Bandeira li muita coisa (tenho a obra completa da Aguilar), do Seu João Cabral, nem tanto- me arrastei na lama e quase me afoguei no "Cão sem Plumas" e agonizei em cada passagem do grande latifúndio de "Morte e Vida Severina".
Do Mario li quase tudo, sou fã de carteirinha e cheguei a estudar e escrever muito a respeito dele na minha dissertação de mestrado. Essa maçaroca de texto teve que ser descartada do corpo da dissertação para que ela não atingisse as mil páginas que prometia em meu projeto maluco de botar toda a trajetória da cultura brasileira - principalmente a literatura e seus intelectuais "participantes" num arco que ia do começo da República até a explosão do movimento do Cinema novo. Marinheiro de primeira viagem é isso aí...Bom dia!
Clique na imagem para ampliar e VER melhor

Nenhum comentário: