24.7.15

O documentário "Vilanova Artigas - o Arquiteto e a Luz" continua mais uma semana em cartaz



Notícia boa, o documentário Vilanova Artigas - O Arquiteto e a Luz ganhou mais uma semana em cartaz!Essa é a última chance de quem não viu! Confiram as salas e horários dessa semana clicando na imagem para ampliar e VER melhor.
É grátis.
Eu fui ver, na semana que passou e escrevi o seguinte:
Cheguei do cinema agora. Consegui assistir, comovido, no último dia, ao documentário "Vilanova Artigas - O Arquiteto e a Luz". Filme importante, diria necessário: aula de arquitetura - urbanismo, de história, que resgata a importância do trabalho dessa figura magnífica de artista-pensador que propunha, desenhava e praticava uma arquitetura aberta, voltada para , na falta de uma palavra definitiva- o "habitar social", mesmo em seus projetos de menor envergadura.
Deveria passar nas escolas secundárias, nas escolas técnicas, e ser matéria obrigatória dos cursos de arquitetura desse país.
Quero agora falar do filme: Muito bem realizado, é a prova, antes de mais nada, do carinho e do respeito de Rosa Artigas (filha) e de Laura Artigas (neta) para com o gênio que tinham dentro de casa. Elas foram cavoucar arquivos de jornais, trechos de filmes de época, fotos, projetos, traços, rabiscos, cartas, documentos oficiais, buscaram amigos, grandes arquitetos, gravaram depoimentos, tudo que estava relacionado com o trabalho desse homem singular que, sem dúvida ajudou a revolucionar a arquitetura moderna brasileira .
Fizeram uma exposição brilhante de sua trajetória. É muito bom ver Marco Artigas Forti (neto) explicando a obra do avô enquanto visita a "casinha" que ele havia construído para morar com Virgínia (esposa de Artigas) nos seus primeiros tempos em São Paulo. Curti ver o sociólogo Reginaldo Forti (genro), lembrando da dedicação do sogro, estudando em meio a livros e artigos, nos momentos em que foi obrigado a "defender sua tese de doutorado" dentro do prédio que ele projetou (A FAU-USP).
Não posso esquecer aqui do nome de Pedro Gorski, que junto com Laura dirigiu um filme - uma obra, que no recorte biográfico, resgatou um pedaço de nossa História, com muita competência técnica e sensibilidade. E gostaria de aplaudir aqui também a trilha sonora, muito bonita, que ajudou o fluir das imagens.
E já que estou falando em beleza, quero dizer aqui que expuseram muito bem os ângulos das obras filmadas e a luz que nelas jorra .
Gostei também de rever Virgínia na tela grande - nas fotos antigas dela, linda, sorridente. Ela que foi esposa e companheira "política" do arquiteto. Ela também artista - que decerto deve ter contribuído em muito com as cores da obra que ele edificou.
Obs: Se um dia voltar a SP quero morar no Edifício Louveira - fiquei apaixonado! Baixou até um desejo de ir ao Morumba assistir a um clássico, só que disfarçado, pois sou Palestra nas terras dos bandeirantes.

Nenhum comentário: