5.4.16

Ciclo de palestras esclarece o que foi o Modernismo

Já começou no fim de março, mas dá tempo ainda de assistir :Modernismo: da Belle Époque às Guerras Mundiais será o tema de doze palestras.

Organizadas em módulos – História, Literatura, Música e Artes Plásticas – as palestras serão ministradas por Cláudia Heynemann, Amélia Lacombe, Ricardo Prado e Vera Siqueira, respectivamente, começou em 31 de março se prolongando até 30 de junho toda 5ª feira das 18h30 às 20h30, no Centro Loyola, na Gávea.

As cidades modernas, as Guerras Mundiais e os conceitos de Moderno e Modernidade são alguns dos temas abordados em História pela profa. Claudia Heynemann que permitirão uma maior compreensão do que será tratado nas palestras seguintes pela profa Amélia Lacombe em Literatura: a ruptura com a poesia tradicional; os “ismos” – Surrealismo, Dadaismo e Interseccionismo. Sá-Carneiro, Fernando Pessoa e seus heterônimos. Pelo maestro Ricardo Prado em Música: a fragmentação das músicas. Os herdeiros de Wagner e Verdi. Ritos impossíveis e o jazz. Stravinsky e Shostakovich. E, finalmente, em Artes Plásticas pela profa. Vera Siqueira: conceitos e marcos do Modernismo na Arte. Matisse e Picasso. Dadaísmo e Surrealismo. A crise da vanguarda pós-guerra.
Local: Centro Loyola. Estrada da Gávea 1
Informações e inscrições: (21) 3689.4869 vagalumeconsultoriaeventos@outlook.com

Mini currículos dos palestrantes
CLAUDIA HEYNEMANN: Doutora em História. Pesquisadora e Supervisora de Pesquisa do Arquivo Nacional. Curadora de diferentes exposições no Arquivo Nacional
AMÉLIA LACOMBE : Livre-Docente em Letras pela UFF. Professora de Literatura Brasileira e Portuguesa. Criou o Centro Unificado Profissional – CUP e o Colégio Don Quixote. Escritora. Responsável e autora da Coleção Conhecendo Nossos Clássicos da AGIR.
RICARDO PRADO: maestro premiado. Regente de diferentes corais e orquestras no Brasil e no exterior. Criador do OPUS Rio. Foi Diretor da Escola de Música Villa-Lobos. Criou o Programa Repertórios de Educação Musical.
VERA SIQUEIRA: Doutora em História da Arte. Professora associada do Instituto de Artes da UERJ. Curador de exposições em diferentes instituições como MAM, Paço Imperial, Museu Lasar Segall. Autora de livros sobre arte brasileira moderna e contemporânea.

Belle Époque : período compreendido entre o final do século XIX (mais ou menos 1870) e o início da Primeira Grande Guerra (1914). Tempo de paz, produção artística e intelectual e transformações sociais e artísticas. Prosperidade econômica e multiplicidade das formas artísticas e inovações tecnológicas. Cultura do divertimento.

Todos lá!

Nenhum comentário: