5.1.18

Caricatura de conjunto: Intelectuais russos do século XIX

Do fundo do baú: Caricatura de conjunto de Intelectuais russos do Século XIX.
Existem desenhos que a gente faz no calor da hora, correndo contra o tempo e depois que publica perde as referências. É o caso dessa capa do Ideias. Fiquei com a ilustração (as caricaturas das figuras feitas com grafite), sem identificar parte das figuras caricaturadas nela, pois tinha perdido o exemplar no qual foi publicada. Passei anos encafifado com essa perda.
Mas, eis que remexendo nos arquivos empoeirados, na verdade, camadas geológicas da minha produção, na tentativa de organizar essa coisa, quando me deparei com a tal capa do caderno Idéias (que se escrevia acento em 30 de julho de 1988) do old JB, e consegui recuperar os nomes de todos os caricaturados (claro que os óbvios eu já tinha como Dostoievski, Tolstoi e Bakunin), mas os outros eu não conseguia recordar de jeito nenhum.
Para minha sorte (da minha povera memória), nessa capa existe um mapinha com as marcações de identificação de cada personagem - que postei junto aqui para ajudar a leitura o desenho.
Para reforçar vou repetir a ordem de aparecimento dos caricaturados no desenho. Na parte de cima da ilustração, da esquerda para a direita : Dostoievski, Tolstoi e o filósofo Aleksandr Ivanovitch Herzen.
Na parte de baixo : Turgueniev (autor de Pais e Filhos), Bakunin (que dispensa apresentações) e Vissarion Belínski (ensaísta e filósofo).
Amanhã eu posto mais uma caricatura de grupo (agora com figuras do teatro brasileiro) que descobri nessas explorações na bagunça do meu ateliê.
(Clique nas imagens para ampliar e VER melhor)

Nenhum comentário: