19.10.07

Caricatura de Deleuze na fita

O pessoal que já pertence à história deste blogue anda falando muito em Deleuze. Terei que estudar alguma coisa dele para a maledetta pósgraduação que chamo de "Post-mortem-grudação". Juro que não consigo entender patavinas do que esse filósofo fala. Quando penso que entendo , desentendo. Ele criou um verdadeiro idioma. Isso me fascina, mas terei que viver uma vida para entendê-lo? Minha pergunta é, ele poderia ter tornado a nossa vida de estudante mais fácil? Dizem que Lacan escrevia mal, demorou um século para escrever um livro (um dia eu me recordo o nome do livro e boto aqui- acho que é a tese dele) , foi Madame Elisabeth Roudinesco (a grande dama da Psicanálise) que me disse isso numa entrevista que também qualquer dia boto na fita do blogue. Ela afirmou que, no entanto, seus famosos Seminários eram riquíssimos. O pessoal da fila do gargarejo anotava tudo e depois transcrevia para livros. Deleuze parece que escreve bem, mas falava melhor ainda, só que num idioma completamente dele. É mania dos filósofos ficar inventando conceitos e formulando coisas complexas. Aí, num determinado momento desse "post" (não mortem) deu um pau no computador e tive que restartar, ainda bem que o Blogger salva os rascunhos automaticamente. Quase perco tudo. Deleuze adoraria isso. Então, para os fãs do cara dos Mil Platôs, vai aí a caricata dele com unha comprida e tudo. Imaginem que ele tinha uma explicação para aquelas unhas Fred Krugger com passagem pela manicure do Zé do Caixão. Uma figuraça!

8 comentários:

TS disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

caramba, depois diz que a gente "da história desse blog" não deixa vc respirar... foi vapt-vupt... atacou c/ deleuze... agora não vou ler, é tarde, digo, está amanhecendo... bom dia!

Anônimo disse...

o 'Lógica do Sentido' editado pela Perspectiva de sampa da trato à filosofia estóica - levanta ela, quase esquecida por causa dos platônicos e aristotélicos. Stoa (porta) era escola então. Importante na antiguidade. Deleuze neste livro de certa forma expande esta filosofia para toda a história. É um grande livro e sim difícil. zé

LIBERATI disse...

Cara Tinê bom dia. Alguém fez um comentário e depois o retirou aí em cima, Deleuze provoca sem dúvida. Vou deixar você respirar. Ainda não falei tudo sobre Deleuze. Falta o mapa do Salinger, farei hoje a cópia.
até mais

LIBERATI disse...

Quer dizer que Deleuze é o estoicismo ampliado, abre as portas do conhecimento para o sentido da lógica. Vou tentar ler, ou melhor , decifrar. Mas a vida não teria sentido se não existisse sempre algo para decifrar, ou teria?
Um grande abraço

Anônimo disse...

:))) Blogger traidor!

Estóico se torna quem tem que ler o Gilles.
Quem muito matuta na própria cachola perde o código dos outros, dá ruído no contato. Difícil é pouco.
Abrir portas da percepção é quase "believe it or not" no cristal de Madame X.

Chapeuzinho deleuziano legal.

Anônimo disse...

Os capítulos sãoindependentes, dá para ler aos pedaços; já os livros psicanalíticos dele com o Guatary não ouso ler, é de psicanalista. Ele saiu da filosofia e foi para psicanálise. Tinê, o 'lobo mau' é o 'monstro' do sexo para a menina que retorna à casa da 'vó. Orelhas grandes, boca grande, olhos grandes, os sensos iludidos como no espelho da rainha má. Os gregos fizeram tudo na Filosofia. zé

LIBERATI disse...

Valeu pela dica Zé, vou buscar o livro dele. Perspectiva né? Perspectiva framentada. Tá bom, vou lá ver e volto.
um abraço