25.10.07

Salinger não gosta deles


(Conclusão da Resenha "Procura-se Salinger desesperadamente" que pode ser encontrada nos arquivos deste blogue que trata do livro "In Search of J.D.Salinger" do escritor inglês Ian Hamilton .
Finalmente lá vão os desafetos de Salinger.
Ele não gostava de T.S.Eliot devido às suas posições conservadoras. De Chaplin tinha horror, uma verdadeira aversão física ( e dizer que o velhinho Carlitos, cheio de cabelos brancos, levou a sua namorada Oona O'Neill) . Norman Mailer entrou no rol dos desfetos porque duvidou de sua sabedoria . Já Mary McCarty não tinha que meter o bico e expor o seu narcisismo. Hemingway, já foi dito no corpo da resenha, que o desagradou quando se exibiu para Salinger e outros soldados ao mandar umas galinhas para o além com tiros de uma pistola. Outra coisa que incomodava J.D. era o machismo do autor de "O velho e o Mar".
Também não curtia a Partisan Review, roteiristas de cinema, psicanalistas, editores em geral, jornalistas em particular, Ian Hamilton (compreensivelmente) e os biógrafos . Para estes, o fogo dos infernos seria refresco. Cuidado ,Ruy Castro!

4 comentários:

Anônimo disse...

taí, se o Ruy topasse, seria interessante uma biografia do J.D. feita por ele, talvez não fosse para o inferno e sim para... o céu!

Qto ao resto, tudo a ver.

LIBERATI disse...

O Ruy Castro realmente é o máximo, baita biógrafo! E que texto bom de se ler, sô! Sou fã do cara. Engraçado que no dia anterior ao enfarte dele, minha mulher e eu vimos o jornalista na churrascaria Majórica , todo pimpão se entupindo de picanha, creio eu.( a Majórica também é um templo ao churrasco, mas todo santo fim de semana, leva o cara para o Incor rapidinho)
Vida longa ao Ruy, e que venham mais biografias.
bom dia Tinê, vou ver o seu fotoblog para animar minha vista cansada.

Anônimo disse...

Vida longa e dietética ao RUY!
Leva até ele os biscoitinhos feitos por sua patroa.

Post novo para ler e ver.
Bom início de noite.

LIBERATI disse...

Vou passar lá no teu sítio.
bjs