30.12.07

Fragmento do dia - Stanislaw vive!

"A notícia saiu pequenina num desse jornais impressos com plasma sangüíneo. O cara chegou ao hospital com as longarinas empenadas e necessitando serviço de lanternagem na carroçaria. Tinha brigado com a mulher e a distinta deu-lhe uma bonita surra de abajur. Pelo menos foi o que o cara contou: tinha sido vítima de um abajuricídio."
( Abertura da crônica Por causa do Elevador de Stanislaw Ponte Preta também conhecido como Sérgio Marcus Rangel Porto (Sérgio Porto como ele assinava) em "O Melhor de Stanislaw Ponte Preta" - Livraria José Olympio Editora - 2a. Edição)
Nota da Redação- Não há dúvida nenhuma que Sérgio Porto foi um dos maiores humoristas do país . Inventou a crônica humorística moderna e criou tipos fabulosos como Tia Zulmira, Primo Altamirando, Rosamundo e se dedicou a editar coletâneas de asneiras que abundavam no país ( e como abundam agora, meu Santo Stanislaw) que levaram o título de Febeapá (Festival de besteiras que assolam o país) , teve o Febeapá 1 , o 2 e creio que agora estaríamos na casa do milhão, se ele não pedisse o chapéu tão cedo, em 30 de setembro de 1968. Pode-se dizer que ele continua vivo, só que se cansou de coletar material para análise clínica. Além disso foi um incansável trabalhador em várias áreas, jornalismo, crítica de música, foi radialista, compositor, escreveu roteiros para shows e algumas de suas histórias foram parar no cinema.

5 comentários:

TS disse...

"Foi em Diamantina
onde nasceu JK
que a Princesa Leopoldina
'arresorveu' se casááá...
(...)
Assim começa essa história,
que é de todas a maior glória,
a Leopoldina virou trem
e Dom Pedro é uma estação
tambééém."

Pega uma caixinha de fósforo e canta junto o "Samba do Crioulo Doido", vamo lá!

FELIZ ANO NOVO!
Com ou sem extintor de incêndio!
Com ou sem Sérgio no Porto!

Abraços, Liberati, prá vc e o resto.

LIBERATI disse...

MUITA SORTE neste ANO NOVO ! É só disso que precisamos (no sentido budista) Um grande abraço e felicidades pra você também Tinê!

Anônimo disse...

lembrou o caso do marido em Tel Aviv que entrou no banheiro e sentou no vaso tendo acendido o fósforo do cigarro e jogado na água: incendiou-se todo com a esposa que jogou álcool na privada para matar uma barata. Sendo carregado para o hospital pelas escadas os enfermeiros ao saberem da história têm ataque de risos e o deixam cair de modo que quebrou as duas pernas. aconteceu mesmo; saiu no jornal. Vou repetir o endereço do blog do Buddha: http:/vidasdebuddha.blogspot.com zé

LIBERATI disse...

Caro Zé, já fui no teu blogue. Fantástico, muito bom, vamos agora ter um espaço para ler algo sobre as histórias das vidas do grande Buda!
Parabéns e grande ano para você, vou ler sempre.

Anônimo disse...

Liber, valeu a força! Já coloquei mais duas vidas e vamos seguir adiante. São 547. O blog coube. Tradução literal. Gautama fala. As histórias depois ficam menores e depois aumentam de novo. Esopo era Buddhista. Vamos ver histórias dele que saem daqui dos jatakas. Oriente dentro do Ocidente. zé