6.12.07

Pensamento do dia

"Não temos nenhuma idéia daquilo de que somos capazes com nosso equipamento genético. No fim das contas não faz tanto tempo assim que estamos aqui, a espécie humana é muito jovem, cerca de 200 mil anos apenas. Do ponto de vista cultural, não temos muito mais do que 5 mil anos. A linguagem e a tecnologia estão ainda no início, as coisas mais surpreendentes, espantosas, entusiasmantes podem acontecer, ainda não começamos a explorar as possibilidades de organização social e tecnológica. Em sua grande maioria os roteiros, é verdade, são provavelmente mais assustadores que exaltantes... Mas que importa, você talvez já tenha observado: não somos muito dotados para fazer predições! Em compensação, sabemos perfeitamente anunciar as catástrofes fora de propósito".
(Stephen Jay Gould - Entrevista intitulada "O ano 2000 e as escalas do tempo" em "Entrevista sobre o fim dos tempos" - Entrevistadores: Catherine David, Fréderic Lenoir e Jean-Philippe de Tonnac- Tradução de José Laurenio de Melo- Editora Rocco)

4 comentários:

Anônimo disse...

Em que planeta esse cara vive, ou viveu?
Há quanto anos-luz?
Tudo bem, que o tempo não pára.
Mas a afirmação tem seus exageros:
em verdade, estamos a caminho do fim.
Ou do doce retorno, se formos otimistas.

Anônimo disse...

Faço minhas as palavras da Tinê, 'onde está' este professor? 5 mil anos de cultura é muito pouco, pouquíssimo: Atlântida, a que afundou, foi dez mil anos antes de Cristo. Fato recente na história antiga. Bem depois do Dilúvio de Noé. As idades glaciares. zé

LIBERATI disse...

Queridos Tinê e Zé, o nobre e saudoso professor Stephen Jay Gould é paleontólogo. Analisa as coisas dentro de uma perspectiva de milhões de anos. Ele respondeu à questão que interrogava sobre seu otimismo assim: -"Digamos que tendo a ser profundamente otimista. Não predigo que as coisas vão melhorar, mas pelo menos a certeza de que temos meios para lutar. Isto é provavelmente o que podemos esperar de melhor..."
Não, ele não estava em outro mundo (está agora, para quem acredita em outro mundo além deste, pois morreu logo após esta entrevista na virada do milênio), ele apenas diz que temos meios para evitar o que se anuncia nos filminhos de Al Gore, o grande gastador de energia. Ele apenas acredita que não somos estúpidos o suficiente para acabar com a vida nesse lindo planeta azul. Assim, já é uma forma de combate o que ele diz. Depois, botei apenas uma frase dele deslocada do contexto de uma longa entrevista. Vocês estão certos, parece que o cara viajou na maionese, mas creiam, ele era um cara muito legal. Interessante é sua perspectiva de que somos muito novos no planeta. Mas que estrago já fizemos, hein!!!
Grandes abraços,
bjs para Tinê

Anônimo disse...

Jay Gould é um grande historiador do evolucionismo; li um pouco só, mas gosto. Em Galápagos quando Darwin chegou ele constata que sem o predador, pois lá isto não havia, os indivíduos se diferenciavam até formarem espécies mesmas, como que acabando com a idéia dela. Sem competição cada um é cada um. E a situação existia justamente em Galápagos, um lugar sem competição. Já é. zé