25.12.07

Recesso Pralamentar - Meus cartuns pré-histéricos


Como diria o comandante Che, "Hay que tener saco! Acho que não foi bem isso que ele disse em Sierra Maestra, mas deve ter dito em algum momento quando os mosquitos passavam pela cortina de fumaça dos "puros" que eles fumavam na mata enquanto Sêo Batista não vinha.
Em outras palavras, quero dizer que hoje não tem charge, pelos motivos óbvios que festas natalinas nos dão para encostar no sofá e tirar uma boa soneca depois da última rabanada. Isto é, veja você , nesta época tá difícil fazer uma charge diferente do habitual feijão com arroz dos motivos temáticos que nos levam a imagens de Papais Noéis, Chaminés, árvores de Natal,Presepadas, Estrelas de Belém etc e tal, por isso vamos dar um tempinho hoje, uma espécie de recesso pra lamentar os desastres políticos dos últimos tempos. Ontem falei da Saúde. Hoje falarei da Educação. Não é que eu queira uma Glorinha Kalil (é assim que se escreve?) em cada classe desse país, mas o governo Lula e a sociedade brasileira precisam pensar num novo modelo, ou num velho mesmo, mas que faça um papel melhor, que funcione e não continue essa fábrica de analfabetos funcionais. Que prepare os nossos jovens para um futuro melhor. E não é só isso , que também se cuide para que esse futuro exista. Não adianta o menino estudar se não tem emprego, não tem trabalho! É preciso excluir a exclusão. Desculpe o clichê, mas é isso aí, desta forma vai ser dada a cartada capital.

2 comentários:

Anônimo disse...

Certa vez li Pasolini o cinesta dizendo que Justiça devia ser feita debaixo de Carvalhos Velhos, debaixo de árvores antigas e não em prédios de alvenaria e pedra. acho que escola é a mesma coisa : giz e lousa pertencem à cultura branca, nada contra. Índio educa-se na mata em movimento. Cadeira é coisa de branco, nada contra, mas é outra cultura : índio senta no chão. O conteúdo programático mesmo está direcionado a uma sociedade branca, nada contra. A cultura verdadeira não é a da escola, digo isto mesmo amando e venerando Escolástica, a santa irmã de s. Bento. Em termos práticos, a educação boa é a indígena. zé

LIBERATI disse...

Educação tem que ser agora,ontem em qualquer lugar. Paulo Freire criou um método - alfabetizar - Piaget estea aí para dar a luz e a experiência indígena não pode ser esquecida. Tentaram fazer a catequese dos índios, agora deve ser o inverso.
Um abração