12.1.08

Fragmento do dia - Nápoles & Walter Benjamin

"Há alguns anos, por causa das transgressões morais, um padre era conduzido por numa carreta pelas ruas de Nápoles. Lançando imprecações, pessoas o seguiam. Em certa esquina surge um cortejo de núpcias. O padre se ergue , faz o sinal-da-cruz, e todos os que estão atrás da carreta caem de joelhos. É dessa maneira incondicional que o catolicismo se empenha por se restabelecer nesta cidade, qualquer que seja a circunstância. Se um dia desaparecesse da face da Terra, seu último reduto não seria Roma, mas Nápoles.
Não pode esse povo viver de acordo com sua imensa barbárie, crescida no coração da própria cidade grande, em algum lugar com mais segurança do que no seio da Igreja. Precisa do catolicismo, pois com ele se erige uma legenda, a data de calendário de um mártir, que ainda legaliza os seus excessos. Aqui nasceu Santo Alfonso di Liguori que tornou flexível a praxe da Igreja, perito em seguir o ofício dos malandros e prostitutas, a fim de controlá-lo no confessionário, cujo compêndio redigiu em três tomos, com penalidades eclesiásticas mais severas ou mais brandas. Apenas a Igreja, e não a polícia, pode se equiparar à autonomia da criminalidade , a Camorra."
(Walter Benjamin e Asja Lacis na abertura do texto "Nápoles" que abre o Capítulo "Imagens do Pensamento" em Rua de Mão Única nas Obras Escolhidas II (de Walter Benjamin) - Editora Brasiliense - Tradução de Rubens Rodrigues Torres Filho e José Carlos Martins Barbosa)
Nota da Redação : Hoje em Nápoles o povo vive uma greve do pessoal que coleta lixo. A coisa tomou corpo de uma calamidade. Essa sacada de Benjamin sobre o Padre que de execrado passa a abençoar um casal e o povo que o agredia verbalmente caindo de joelhos, nesse momento, é sensacional!
Obs: A Camorra é o nome da Máfia Napolitana. Jornalistas dizem que ela tem alguma coisa a ver com essa greve do lixo. Chamem o padre!

4 comentários:

TS disse...

Liber, obrigada por este post; ele me forneceu uma boa idéia...

Bom domingo!

LIBERATI disse...

Valeu Tinê, Benjamin é o máximo!
bjs

Anônimo disse...

criminalidade autônoma: IHS XTO na cruz bandido entre bandidos, criminoso entre criminosos, deus bandido, com o fim de um. Não fora a ressurreição. Que em Dürer aparece brilhantemente em madeira gravada na litogravura com os guardas dormindo enquanto Ele ressurgia. Bandido essencialmente perseguido como todo profeta desde Elias. 'Morrerá um profeta longe de Jerusalém?' zé

LIBERATI disse...

Caro Zé os que pregam podem acabar pregados, é um risco. Jesus representava algum perigo para os podres poderes da época.O que é incrível é que marcou com sua vida, sua paixão e sua morte toda a história, que passa a ser AC e DC.
Um abraço