4.1.08

Fragmento do dia - O poder do riso

"Este livro nasceu da leitura de um texto de Borges. Do riso que, com sua leitura, perturba todas as familiaridades do pensamento- do nosso: daquele que tem nossa idade e nossa geografia- abalando todas as superfícies ordenadas...(...)
Este texto de Borges fez-me rir durante muito tempo, não sem um mal- estar evidente e difícil de vencer..."
(Este é um fragmento do Prefácio de Foucault para o livro "As Palavras e As Coisas" - Martins Fontes - tradução de Salma Tannus Muchail)
Nota da Redação: Um livro que nasce do riso , da perturbação que ele produziu no pensador que ordena , que classifica, que conceitua...Neste livro tem um texto cujo título é Las meninas onde ele analisa o quadro do pintor espanhol Velásquez que é um primor de sutileza e mostra seu espírito em funcionamento. O olho e a obra numa discussão belíssima.

2 comentários:

Anônimo disse...

Pois é, esta introdução do 'As Palavras e as Coisas' é genial. Grande Foucault. Fica parecendo que a tela de Velásquez e a função mesma do pintor eram diferentes dos dias de hoje, sendo na época mais importante, como veículo de transmissão mesmo das idéias. O ofício do pintor era maior. zé

LIBERATI disse...

E essa Tela,"Las meninas", caro Zé, funde a cuca.É uma viagem do olhar.
Grande abraço