13.1.08

Fragmento do dia - O Vulcão

"A principal preocupação deste livro são "as forças que provocam no homem o terror de si mesmo."
(Frase do escritor inglês Malcom Lowry em carta destinada a Jonathan Cape, onde faz uma defesa vibrante de seu enigmático livro "À Sombra do Vulcão" - em "Malcolm Lowry - Una biografia" de Douglas Day - Fondo de Cultura Económica - México - tradução de Héctor Aguilar Camín, Manuel Fernández Perera e Juan Antonio Santiesteban).
Nota da Redação: Esta carta é na verdade uma exegese de 31 páginas sobre sua obra, onde o autor mostra todo o domínio que teve sobre sua composição e que segundo o biógrafo constitui um documento único da história literária.
Em 1984 John Huston levaria À Sombra do Vulcão para as telas dos cinemas - uma obra prima feita sobre outra. Claro que muita coisa ficou no caminho, pois o livro é um caleidoscópio.

2 comentários:

Anônimo disse...

Silva Jardim político fluminense do séc. XIX , extrema esquerda, joga-se dentro do vulcão. Como Empédocles também milhares de anos antes. O filme é legal mas faltou lava. No mesmo Tito Lívio que conta a história de Camilo como Plutarco, há um romano que seatirano vulcão também naqueles primórdios da república a.C. zé

LIBERATI disse...

Cair num vulcão é um mico caliente.
Quando li na Pequena História da República a história do parlamentar que caiu dentro do Vesúvio eu acho, fiquei rindo por horas. Mas pelo jeito tem mais gente nessa fila de cair em vulcão.
Grande abraço