11.1.08

Fragmento do dia - Repórter bom de drible

"Frank Sinatra, segurando um copo de bourbon numa mão e um cigarro na outra, estava num canto escuro do balcão entre duas loiras atraentes, mas já um tanto passadas, que esperavam ouvir alguma palavra dele. Mas ele não dizia nada; passara boa parte da noite calado; só que agora, naquele clube particular em Beverly Hills, parecia ainda mais distante, fitando, através da fumaça e da meia- luz , um largo salão depois do balcão, onde dezenas de jovens casais se espremiam em volta de pequenas mesas ou dançavam no meio da pista ao som trepidante do folkrock que vinha do estéreo. As duas loiras sabiam, como também sabiam os quatro amigos de Sinatra que estavam por perto, que não era uma boa idéia forçar uma conversa com ele quando ele mergulhava num silêncio soturno, uma disposição nada rara em Sinatra naquela primeira semana de novembro, um mês antes de seu qüinquagésimo aniversário."
Gay Talese início do texto da matéria "Frank Sinatra está resfriado" em "Fama & Anonimato - O lado oculto de celebridades, a fascinante vida de pessoas desconhecidas e um inusitado perfil de Nova York , por um mestre da reportagem"- Companhia das Letras- tradução de Luciano Vieira Machado - posfácio de Humberto Werneck)
Nota da Redação: Gay Talese fez esse perfil de Frank Sinatra sem ter conseguido entrevistar o célebre carcamano. No entanto construiu um dos mais interessantes textos sobre o grande cantor da América. Neste caso, conseguiu dar um drible nas dificuldades usando toda sua capacidade de observação e seus instintos de fera, a mesma fera que inventou o novo jornalismo americano. Matéria de estudo obrigatório para um curso sério de jornalismo.

Nenhum comentário: