9.1.08

Fragmento do dia - Que modéstia, hein?!

"Se eu não tivesse existido, algum outro teria escrito minhas obras, as de Hemingway, Dostoievski, de todos nós. Prova disso é que há cerca de três candidatos à autoria das peças de Shakespeare. Mas o mais importante é Hamlet e Sonho de uma noite de verão, não quem os escreveu e sim o fato de que alguém o tenha feito. O artista não tem importãncia. Só o que ele cria é importante, já que não há nada de novo a ser dito. Shakespeare, Balzac, Homero, todos escreveram sobre as mesmas coisas, e, se tivessem vivido mais mil ou dois mil anos, os editores não teriam precisado de mais ninguém desde então."
(William Faulkner numa entrevista publicada no livro "Os Escritores - As Históricas Entrevistas da Paris Review"- Companhia das Letras - Entrevistador Jean Stein Vanden Heuvel- Tradução de Alberto Alexandre Martins)

3 comentários:

Anônimo disse...

No Hamlet o papel do teatro na elucidão do dilema do personagem principal, tendo inclusive o crânio do BoBo da corte com seu cetro próprio, la marotte. O curinga do baralho, literalmente. zé

LIBERATI disse...

Caro Zé e dizer que a famosa frase do Hamlet( to be or not to be) não tem crânio né? Mas acho que tem o fantasma do Pai. Lacan nele!

Anônimo disse...

Juntando com 'O Bobo' de Alexandre Herculano (alô Tinê!) dá uma salada na corte. zé