22.5.08

Enquanto meu Site não sai...Ilustra s/ Cachorro Louco II


Nanquim preto e guache branco sobre papel Schoeller - efeito de jato d'água de torneira sobre a superfície "entintada"- esta técnica é chamada de "xilogravura de paulista".

4 comentários:

TS disse...

Tá legal a ilustra mas... não seja tãoooo paulista (*); esta técnica é mto usada nas escolas infantis; no meio artístico é "xilo do preguiçoso".
Nos velhos tempos da esdi, quem aparecesse c/ trabalho nesta técn. tinha ponto descontado na nota. De leve... abrs.

(*)só p/ descontar d criticar os botecos cariocas; é questão de procurar: os melhores são os escondidinhos! Botafogo, Central do Brasil, Vila Isabel, etc

LIBERATI disse...

Querida Tinê, eu conheci esta técnica como "xilogravura de paulita" justamente para diferenciar do artesão tradicional que elabora com suas goivas sobre a madeira a imagem tão preciosa. Este terminologia traduz a situação, digamos, "industrial" que necessita de rapidez na feitura do material gráfico, por isso acho que deram esse nome a essa técnica. No Rio, recebeu o nome de "xilo de preguiçoso" como você me informa agora e acho interessante e também sua história na "Esdi" em que os alunos que vinham com essa "malandragem" perdiam ponto. No meu "ponto" de vista deveriam receber um ponto a mais, pois é uma técnica difícil e revela uma astúcia. Claro que nunca deve substituir a maravilhosa técnica da xilogravura real. Veja bem, não estou criticando os botecos cariocas, apenas me surpreendi com a generosidade da culinária do "Sujinho". Acabo de chegar do "Serafim" aqui da rua Alice,(Laranjeiras) onde minha mulher e eu devoramos um contra-filé acebolado supimpa. Ao meu lado torcedores do Flu comemoravam a vitória sobre o São Paulo e curtiam o feriadão numa alegria ruidosa. O texto que fala da minha experiência paulista vai continuar, é uma espécie de acerto de contas que de vez em quando vem a tona.
bjs

TS disse...

Amigo, te dou nota DEZ! aposto q vc tem mais guardado no baú: vai mostrando.

Leve a comadre p/ conhecer outros botecos, lá pelas bandas da zona norte: há uma gde influência da cozinha portuguesa...

Continue c/ sua saga paulistana... São Paulo não pode parar!

Abrs

LIBERATI disse...

Conhece aquele "bacalhau" lá do Encantado, pois é já fui lá.
Preciso de fato ampliar meu conhecimento sobre a culinária do Rio.
Conhece o "Manon" , já comeu o "madrilhenho" de lá, é o fino do Rio antigo que ainda vive. Viva o Rio! Viva Sampa! Viva a culinária!
bjs