
O pessoal do blue e do rock está triste, a grande figura de Bo Diddley pediu o boné (no caso tirou seu famoso chapéu) e partiu desta para melhor.
Aqui vamos a um pequeno resumo como homenagem a um dos inventores do rock and roll.
O jornalista e escritor Roberto Muggiati num livro que é uma referência para entender a moderna música americana ( Blues - Da Lama à Fama - Editora 34) dá uma idéia da importância de Bo Diddley para a história do rock ao citar sua influência que vai de Elvis Presley a Eric Burdon de Hendrix aos Stones, só para dar uma idéia do som do cara.
Revela que o verdadeiro nome de Bo é Ellas Bates, depois virou Ellas MacDaniel e finalmente passou a ser o velho e bom Bo Diddley, que era seu apelido dos tempos da escola.
Mugiatti também esclarece o que quer dizer esse nome tão estranho:Bo Diddley vem de"Bow diddley"que segundo ele era o nome que recebia um violão de uma corda só de origem africana - uma espécie de berimbau. Daí de "Bow" para Bo Diddley foi um pulo, o pulo do negro gato. Pode-se dizer que esse músico criou o que se chama de "batida do Bo" que encaminhou os roqueiros na arte de tocar a guitarra para acompanhar o rock de maneira original e forte, o que Mugiatti chama de" vigor da herança primal"que foi injetado na música que rolava nos anos 50 e se ampliou até os acordes que os garotos arrancam selvagemente de suas guitarras da garagem. Bo Diddley fez a ponte que uniu o blue ao rock. Agora é botar os discos dele na "vitrola" e não esquecer nunca mais que um dia um cara com uma guitarra de formato retangular(quadrada uma ova!) traçou veredas para a música moderna americana( junto com Bill Haley, Elvis, Chuck Berry, Fats Dominoj e Little Richard) e do mundo, e ao fazer isso ajudou a criar uma base para construir o mutante barraco pop.
Nenhum comentário:
Postar um comentário