25.6.08

Faltou sorte aos turcos !


Hoje o pessoal que inventou a Oktoberfest e metade da filosofia mundial teve trabalho no campo da Basiléia. Os turcos entraram em campo com nove desfalques de seus titulares. Mas como bons jogadores que sonham em vencer qualquer obstáculo, suaram a camisa, e dificultaram a vitória da Alemanha. Mais do que isto , mostraram um brilho, uma determinacão que falta à algumas seleções ao sul do equador.
O time montato por Joachim Low, com aquele esquema chato e disciplinado de jogo, rígido até, conseguiu na última hora virar o placar e botar o sonho dentro dos limites do princípio de realidade. A vida é dura e a realidade cruel. O esquema alemão é como um jogo mental de xadrêz. Repetem jogadas à exaustão. Uma hora a torre cai e a torre do Levante caiu quase no final.
Cabe mais uma vez ressaltar que o interessante aí não foi a vitória da Alemanha, mas a surpresa que nos trouxe a Turquia que jogou muito (com um time praticamente reserva) que não foi ao ataque atabalhoadamente, mas com estilo. E só não ganhou este jogo , porque a trave e o goleiro Lehmann salvaram a pátria dos tedescos.
Parabéns portanto ao time orientado pelo treinador Fatih Terim. É bom que lembremos o nome destes heróis :Rustu, Sabri, Gökhan Zan, Mehmet Topal e Hakan Balta; Kazim Kazim(inglês que se naturalizou, Mehmet Aurélio(brazuca que se naturalizou), Ayhan Akman, Hamit Altintop e Boral, Sentürk e outros que me escaparam agora . É bom saber que são esses caras, porque eles vão dar trabalho se entrarem para a próxima Copa do Mundo.
Agora vamos esperar os cossacos, liderados pelo estilista de moda Arshavin contra a Fúria espanhola. Acho que vai dar Almodóvar no final.

2 comentários:

ze disse...

pois é, a Turquia joga bem, tem cacoete de futebol. Turquia agora é Europa. Ela contribui neste disputa cultural entre a gravata e religião com o meio termo. felicidades.

LIBERATI disse...

Pois é Zé, troci pelos turcos. Eles são a surpresa desta Eurocopa. Chegaram lá. Estão comemorando como se tivesse ganhado a Copa. Deram um calor na gélida Alemanha com seus polacos importados.
A Alemanha tem bons jogadores, craques mesmo, mas o esquema deles é de matar. Se pegar um time mais duro no tranco tomam de goleada, mas o futebol corre o risco deles levarem o caneco.
Grande abraço