25.9.08

Minha vizinha chavista e a biografia da Amy


Minha vizinha chavista baixou lá em casa com um livro debaixo do braço.
Estava enigmática, lançou uma frase no ar que me deixou preocupado:
-"Os corvos crocitam na beira de uma cova rasa, não há um caixão lá, nem um corpo. Mas, eles esperam, enquanto uma livro está na praça, contando a história de uma menina que dança na beira desse túmulo, docemente preparado, num cemitério inglês".
Quem é essa menina? Perguntei e fui logo atropelado.
- É a biografia da Amy . (ela sempre fala de pessoas célebres como se fosse íntima) O livro é de um tal de Chas Newkey-Burden. Tem gente perguntando se não é o caso de acionar o Procon. Foi o que li na internet. Tem gente perguntando:- Uma biografia de uma garota que completou 25 anos ontem?
Tentei elaborar algo sociológico, para não ficar só no barraco e disse:
-"Sabe-se que a Indústria Cultural é cruel, implacável e tudo consome , partindo do princípio que tudo pode ser consumido e que tudo é descartável. Sabe-se que existe uma tendência para querer colonizar o futuro, já que se parte do princípio de que o presente está domesticado e o que importa é a velocidade, o turbilhão e a próxima novidade na tela. Nesse caso, não será estranho se um bebê que morreu no ato do parto tenha uma biografia".
- Isso mesmo! Ela me aplaudiu e deixou cair o livro no chão...Era a biografia de
Amy Winehouse.
Sei que ela canta pra caramba, e parece que é boa compositora, e com dois CDs, mostrou que é do ramo. Mas só tem 25 primaveras no jarro da sua sala e se não se matar nos próximos dias pode construir uma vida.
Pois é. Disse minha vizinha.
- E aí sim, acredita-se terá direito a uma biografia. E emendou:
- Porém, diante do mundo bizarro que se descortina todo dia, diante destes olhos que um dia a terra há de comer, eu não sei de mais nada. Posso estar redondamente enganada. Tem gente que vive pouco e tão intensamente que dá matéria farta para duas biografias. Pode ser o caso da Amy.
-Quanta lucidez! Me espantei e acrescentei, rolando o assunto para a Vila Isabel - Pois é, João Máximo e Carlos Didier levaram 8 anos pesquisando para escrever a biografia definitiva de Noel Rosa. Este foi realmente um cometa que percorreu o céu da nossa música (e sofreu o inferno aqui na terra por causa da tuberculose) e aos 27 anos (incompletos) pediu o boné e partiu desta para melhor, deixando uma obra importantíssima , além de tomar todas nas noites boêmias do Rio da década de 30.
Ela apanhou o livro do chão e jogou em cima de mim. -Procure ler a biografia da Amy e depois escreva alguma coisa no seu "grogue" (ela nunca consegue dizer blogue- para ela , grogue, blogue é tudo a mesma coisa).
Tá Ok, vou procurar ler o livro desse tal de Chas Newkey-Burden, embora não goste muito de escândalos e overdoses.
- Sei lá, mil coisas ! Disse ela e bateu a porta na minha cara.
Aguardem então minha visão do barraco da Amy. Acho bom escrever algo legal, porque parece que ela vem aí no final do ano e sabe como é. Um homem de meia idade apanhar de uma menina não fica bem...afinal o sobrenome da menina entrega o jogo, winehouse é em tradução grosseira casa do vinho.In vino veritas, mas também pode se entrar num porre!

2 comentários:

TS disse...

A ideia d um bebê recém-nascido ter biografia tem sentido; ao menos p/ algs povos asiáticos q consideram o primeiro aniversário qdo ele completa 3mm d vida - i.e., eles contam os 9mm da gestação.

Isto significa o seguinte: você JÁ FEZ aniversário neste ano! (rs)

Qto à Amy... a biografia dela deve ser no melhor estilo Edgar Allan Poe ou Família Adams.

Boa noite!

LIBERATI disse...

É mesmo! Parabéns pra mim então.
e parabéns pra você. Não imagino o que seja esta biografia,mas vou ler.
bjs