13.12.08

Ilustração - Caricatura de Antonio Conselheiro


Ilustração feita na técnica de guache lavado sobre nanquim aplicado sobre papel Schoeler Hammer (não funciona com outro papel). É também chamada de "xilogravura de paulista"( por sua rapidez) , ou de "malandro" (era malandro mesmo?)segundo um professor da nossa cronista Tinê. A técnica consiste em fazer o desenho a lápis, cobrir as áreas que vão ficar em branco com guache (branco é claro) e depois aplicar nanquim com pincel grosso em toda a superfície da arte. Deixar secar e em seguida aplicar um jato contínuo de água sobre o papel, o guache vai sair e o efeito imitativo da xilogravura vai aparecer.
Teve uma época da minha vida que eu era vidrado em Os Sertões, vivia desenhando as figuras de Canudos- tenho uma série em "sanguíneo" ainda no meio das minhas tralhas.Cheguei a alimentar um projeto de ilustrar o livro de Euclides da Cunha - quem sabe um dia...desenhar é preciso!

4 comentários:

TS disse...

Querido Liberati, BONJOUR!

Esta técnica "de preguiçoso" que vc descreveu apliquei c/ meus alunos adolescentes no Capes, é chamada de "nanquim lavado".

Há uma técn. que reproduz melhor a "xilo-fake":
pintar tudo c/ nanquim preto em papel brilhante (schöeller 3G é caro, pode-se usar o cromokote - papel usado p/ confeccionar capas). Deixe a tinta secar bem e depois "desenhe" de leve c/ estilete de ponta fina; o inconveniente é o pó q vai se acumulando na mão (é só soprar) e vc tem q ter o desenho bem definido na sua cachola ou o desenho à parte na sua frente(pode delimitar áreas gdes de chiaro-oscuro c/ giz branco p/ não debastar errado).

Adir Botelho, um de meus mestres, tem xilos imensas - algs coloridas - ilustrando a Guerra dos Canudos: é um trabalho belíssimo que às vzs entram em exposição.

Admiro muitíssimo o trabalho de Ruben Grillo: ele consegue sombreados e linhas finas entrelaçadas na madeira que só uma boa mão é capaz, além de ser um baita desenhista.

Mas vc deve pegar a empreitada à sua maneira: se não esta obra, as de Graciliano Ramos, c/ temas ricos p/ ilustrar.

Viva Euclides!

LIBERATI disse...

Querida Tinê, fiquei contente em saber esta outra forma de fazer a xilo de preguiçoso.
Falei de um projeto antigo,(ilustrar Canudos) uma doce recordação de um passado longínquo, uma coisa que hoje não está mais nos meus planos. Outros já fizeram com muita competência.Ademais, quase não tenho mais tempo livre. Estudo quando posso, e quando pintam frilas, me dedico inteiramente a desenhar.
Quem sabe em tempos mais tranquilos eu retome coisas que ficaram inacabadas, como uma história infantil que foi feita até a metade com desenhos aquarelados...Viva Euclides!
bjs

ze disse...

o padim Cícero veio de Canudos e junto com Lampião deram continuação à saga sertaneja. aliás, o sudeste já governou muito, o próximo governo deve ser do Nordeste. acabava com a seca dando bombas d'água de graça para todo sertanejo. vira mar. felicidades.

LIBERATI disse...

Grande Ze, o nosso querido presidente Lula é do Nordeste, Garanhuns, que tem um clima frio, a Suiça de Pernambuco. Para acabar com os 500 anos de Latifúndio é preciso muita água passar por debaixo da Usina. Engenho que é bom, já dançou, ficou com o bueiro cheio de Melão de São Caetano com sua ramagem se enroscando nos tubos...O agronegócio não é bom negócio para o trabalhador, o capitalismo no campo usa pouca mão de obra. O Brasil precisa de trabalho, o trabalhador precisa de trabalho...muito melão de São Caetano crescendo na decadência de terras improdutivas e nas produtivas pouca gente trabalhando, só máquina moderna dando conta do serviço. O que fazer? Cadê a reforma agrária?