9.2.09

Homenagem do Gerdal : Marcos Moran - encontro com o cantor numa noite de festa em Vila Isabel


No início dos anos 60, de tanto passar em frente, todos os dias, do Copacabana Palace, perto do qual morava, Marcos Moran chamou a atenção do saxofonista e clarinetista Paulo Moura, que, batendo um papo com ele, disse-lhe que ele tinha "pinta de cantor" e lhe perguntou se ele era, de fato, dessa "praia". Paulo precisava de um "crooner" que substituísse aquele antes acertado para uma longa série de apresentações na boate do hotel e convidou Marcos, que até então cantara mais informalmente em clubes e reuniões festivas, para um teste. Aprovado, Marcos fez com sucesso toda a temporada, de quatro meses e meio, e, pouco depois, cantando num estilo suingado, "à la Simonal", gravava um disco pela RCA - num mesmo momento em que Caetano Veloso e Maria Bethania, antes da fama, tentavam a sorte pela mesma gravadora - e se tornava uma figura conhecida da noite e de atrações do rádio e da tevê. Flertou com a bossa nova, cantando, por exemplo, "Samba de Verão", de Marcos e Paulo Sérgio Valle, e gravando, da mesma dupla, "Fora de Tempo", embora o seu cartão de visita como intérprete se imprimisse, na MPB, em 1968, com o grande sucesso da gravação de uma bela marcha-rancho de Umberto Silva e Paulo Sette, "Até Quarta-Feira". Em 1979, a convite da diretoria da Unidos de Vila Isabel, voltaria à evidência no carnaval com a defesa na avenida do samba-enredo "Os Anos Dourados de Carlos Machado" (de Luiz Carlos da Vila, Tião Graúna, Jonas e Rodolfo), e assim seria até 1984, quando da sua saída da escola, após ter cantado, especialmente, em dois outros carnavais, duas gemas do bibarrense Martinho da Vila, "Sonho de um Sonho" e "Pra Tudo Se Acabar na Quarta-Feira".
Estive anteontem, pela primeira vez, no agradabilíssimo e recomendável encontro musical ao ar livre que o bloco do tipo concentra-mas-não-sai Eu Sou Eu, Jacaré é Bicho D`Água, à luz de datas socialmente representativas, promove periodicamente em Vila Isabel, na confluência das Ruas Torres Homem e Visconde de Abaeté, onde se situa o Bar do Costa, "highlight" da gastronomia popular por seus saborosos pitéus, e ponto bem próximo do famoso Petisco da Vila. Lá pude conversar bastante com Marcos Moran, capixaba de Alegre, e vê-lo, no meio do povo, dando uma supercanja com "Dindinha Lua" e os sucessos supracitados, empunhando o microfone com o braço direito e movimentando o esquerdo, para cima e para baixo, no ritmo dos sambas lembrados, uma marca gestual sempre associada à sua contagiante animação. A propósito, sempre vi nele, mais do que um bom cantor de samba, de timbre inconfundível, um notável animador do samba cantando. Já me despedindo dos amigos de lá, aliás um pouco antes, via, em canja posterior, mais um cantor de que não ouvia falar havia algum tempo, muito sorridente, também bastante curtido no ramo e identificado com a sedução boêmia da noite: Sam Rodrigues.
Um bom dia a todos. Muito grato pela atenção.
(ilustração da dica do Gerdal é a capa CD de Marcos Moran - "O Barba Azul", de 1998)

3 comentários:

Anônimo disse...

Puxa! Minha memória musical acaba sendo infindável. O Marcos gravou um pop, meio devagar, que trazia umas gírias da época(66,67,68) que nós em Ipanema gostamos... Antes, era meio Simonal, assim como o Roberto Ribeiro e o Taiguara no início... Depois gravou umas marchas-ranchos e teve essa fase de puxador, que nem lembrava. Vejo, com prazer, que não sucumbiu ao ostracismo , como tantos outros... Então pergunto: onde andam o Nelsinho("Babalaô-aêe", tipo Jorge Ben)e o Paulo Bagunça & sua Tropa Maldita(tbm estilo Jorge Ben), este já nos anos 70(72,73)??? Alguém sabe? E os irmãos Ed e Edson Maciel dos trombones? E a dupla Márcio & Márcia? E o cantor Henrique Benny, lembram? Há uns anos encontrei o trompetista Barrozinho na Lapa e soube da cantora Sônia Delfino... Orlanndivo está aí na ativa, mas o Garín uruguaio(SBT) e o Pedrinho Rodrigues? Estão vivos? Gostava do Pedrinho em "O Morro Não tem Vez", de Jobim-Moraes... Onde estão?

Anônimo disse...

Olá tudo bem?
Morei muitos anos na rua de Marcos Moran e ele hoje é um grande amigo.
Mais informações no orkut, na comunidade que fiz em sua homenagem... Segue o endereço:
http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=14715277

Abraços!
Gustavo Ferreira
gustavofmp@yahoo.com.br

Anônimo disse...

Onde estão Adriana,Fernando Mendes,Bebeto,The Pop's,Os Populares,Elizabeth,Antônio Adolfo e Tiberio gaspar,Diana,Evinha,