14.3.09

Dica do Gerdal : Perinho Santana e Carlos Uzeda: homenagem ao versátil Haroldo Barbosa, hoje


Guitarrista, compositor, produtor e arranjador, o baiano Perinho Santana, que por muitos anos teve a carreira associada à de Luiz Melodia, como músico e diretor musical, apresenta-se neste sábado, 14 de março, às 20h, em show no Espaço Rio Carioca. Ex-integrante do conjunto A Cor do Som, no qual ingressou em 1984 na vaga deixada por Victor Biglione, Perinho terá ao seu lado um bom cantor, Carlos Uzeda, de CD, "Fino Trato", de 1997, com direção musical de Aécio Flávio, bastante elogiado pela crítica. Uzeda fez parte, por quatro anos, do Coral Pró-Arte e abrilhantou uma das edições do projeto Novo Canto, tendo como madrinha a cantora e compositora Joyce.
O motivo do show que ambos farão em Laranjeiras é uma homenagem a Haroldo Barbosa, nascido, aliás, como Villa-Lobos, nesse bairro carioca em 1915 e morto em 1979. Haroldo imprimiu a marca do seu estro diversificado no rádio e na tevê, participando da equipe de criação de programas de grande audiência, como "Um Milhão de Melodias", "Noites Cariocas", Faça Humor, Não Faça a Guerra", "Times Square" e "A Cidade Se Diverte", e na música popular em sambas ora chistosos (como "Palhaçada", "Vedete Certinha" e "Devagar com a Louça", em parceria com Luiz Reis, e "Joãozinho Boa-Pinta" e "Não Se Aprende na Escola", em parceria com Geraldo Jacques), ora românticos (como "Canção da Manhã Feliz", "Moeda Quebrada" e "Nossos Momentos", ainda com o constante Luiz Reis). Também se notabilizou por um chorrilho de versões para canções do "hit parade" internacional, como "Céu Cor-de-Rosa" ("Indian Summer"), gravada por Francisco Alves, e "Cavaleiros do Céu" ("Riders in the Sky"), gravada por Mílton Nascimento. Amante das corridas em hipódromo, escreveu, como jornalista, no periódico "O Globo", uma prestigiada coluna do gênero, O Pangaré, em cujas linhas o humor, naturalmente, era servido em doses cavalares.
Um bom dia a todos. Muito grato pela atenção.
A tempo: Perinho Santana pode ser visto, pelo YouTube, ao lado do também valoroso guitarrista Renato Piau e de Luiz Melodia, tocando em cenas do curta "Mal Secreto", realizado pela cantora Karla Sabah em memória de outro baiano, o poeta loquaz e performático Waly Salomão, nascido em Jequié. (http://www.youtube.com/watch?v=q8lqNLr-3c4)
Nota da Redação : A foto deste post é desse vídeo do YouTube.

Nenhum comentário: