13.4.09

Dica do Gerdal:Lançamento de Livro sobre Zé Katimba


"É tempo de barra de ouro, de barra de rio, sim senhor/é tempo de barra de saia/união de três raças por amor..." E, assim, sendo a única nota máxima do desfile da Imperatriz Leopoldinense, sétima colocada em 1971, o samba-enredo "Barra de Ouro, Barra de Rio, Barra de Saia", em parceria com Niltinho Tristeza, projetou inicialmente José Inácio dos Santos, o Zé Catimba, numa seara em que avultaria como um compositor notável. Em 1972, com Gibi, da passarela surgiria um sucesso nacional, "Martim Cererê", que lhe valeria personagem com seu nome, na pele de Grande Otelo, nutrindo trama de Dias Gomes na novela "Bandeira 2". Nove anos depois, mais um clássico, timbrado pelo gogó de ouro de Dominguinhos do Estácio: "O Teu Cabelo Não Nega" ("Só Dá Lalá", com trecho do desfile disponível no YouTube), composto com Gibi e Serjão, que permitiu à escola de Ramos a conquista do seu primeiro campeonato "sem co-participação" - em 1980, dividira o título com a Beija-Flor e a Portela.
Com Zé Catimba - também Katimba por influência da numerologia -, o samba-enredo, sem ser tão descritivo do tema abordado, encurtou-se com engenho e efusão, seguindo, aliás, a linha da concisão narrativa explorada por um parceiro constante e bamba de outro contingente, Martinho da Vila, em 1969, com "Iaiá do Cais Dourado", ambos - e ainda Zuzuca, por exemplo, no Salgueiro -, "recriando a criação", ou seja, inspirando à escola de samba uma nova cadência em decorrência de um modo novo de cantar um samba mais enxuto, apartado do "lençol" anterior. De pai repentista e vindo, aos 10 anos, do sertão paraibano, da natal Guarabira, clandestino com a família em navio, Zé Catimba, de apelido surgido nos tempos de mau peladeiro em campos de várzea - "sou o único brasileiro que não sabe chutar uma bola parada", como declarou em recente entrevista na revista dominical de "O Globo" - e ex-engraxate, camelô e porteiro, também foi bem gravado, com êxito, fora do desvairo momesco. "Me Ama Mô" (com Martinho da Vila), num dos elepês de Simone; "Tá Delícia, Tá Gostoso" (com Alceu Maia), por Martinho; e por João Nogueira uma joia de samba, composta com esse saudoso carioca do Meier, não tão lembrada nas rodas quanto deveria: "Do Jeito Que o Rei Mandou" ("sorria/meu bloco vem, vem descendo a cidade/vai haver carnaval de verdade/o samba não se acabou/sorria/que o samba mata a tristeza da gente/quero ver o meu povo contente/do jeito que o rei mandou...")
No recado abaixo repassado, a boa nova do lançamento do livro "Zé Catimba - Que Grande Destino Reservaram pra Você!", do jornalista Fernando Paulino, hoje, 13 de abril, a partir das 18h30, na Livraria Folha Seca.
Um bom dia a todos. Muito grato pela atenção.

INFORME LIVRARIA FOLHA SECA
Rua do Ouvidor, 37 Centro - 21 2507.7175 2224.4159
Horário de funcionamento: de 2ª a 6ª das 10h às 19h e sábados das 10h às 15h
Lançamento com roda de samba!
A Editora Panorama, a Livraria Folha Seca,
o Grupo Candongueiro e o autor
convidam para o lançamento de
Zé Catimba - que grande destino reservaram pra você!
de Fernando Paulino
Participação especial:
roda de samba com o Grupo Candongueiro
Nesta segunda-feira, dia 13 de abril de 2009, das 18:30h às 21:30h
Livraria Folha Seca, rua do Ouvidor, 37
entre a 1º de Março e a travessa do Comércio.

6 comentários:

Anônimo disse...

Bruno, há quanto tempo, hein? Olha, sobre essa nota aí do Katimba, o Rodrigo Ferrari, da livraria Folha Seca, mandou e-mail pros frequentadores dizendo que o lançamento foi adiado. Estamos aí, camarada. Abraços, Zé Sergio (www.quemevivo.blogspot.com)

LIBERATI disse...

Caramba Zé Sérgio, que bom te "rever"! Já botei no blogue um aviso aos navegantes sobre esse negócio de adiamento do lançamento do livro sobre Zé Katimba.
grande abraço,
seguimos juntos

Anônimo disse...

A editora não entregou a tempo, pelo que eu soube. abração!

LIBERATI disse...

Vou ligar para a livraria para saber detalhes.
grande abraço

Rodrigo Ferrari disse...

Salve Liberati! É o Rodrigo, da Livraria Folha Seca.
Pois é, chato esse troço do adiamento, eu também fui pego de surpresa. Ontem fiquei aqui com o autor do livro, Fernando Paulino, pedindo desculpas aos que não conseguiram ver a notícia do adiamento. Fui avisado pela manhã e mandei a mensagem ao meio-dia, muitos não viram.
Aproveito para pedir desculpas a todos e mandar um grande abraço para meu amigo Zé Sérgio.
Outro pra você,

LIBERATI disse...

Caro Rodrigo, o pessoal vai compreender. Essas coisas acontecem. A festa foi adiada e espero que aconteça logo. O livro do Fernando Paulino vai ser um sucesso. Será feita justiça ao trabalho de Zé Katimba. Tudo no final das contas vai acabar bem.
grande abraço