6.5.09

Caricaturas que eu fiz: Friedrich Nietzsche


Meu amigo Sizenando pediu (num comentário) e tá ele aí, o nosso bigodudo genial e sua filosofia demolidora.
Cito um trecho apanhado no livro Humano, demasiado humano


"A necessidade do ilógico. - Entre as coisas que podem levar um pensador ao desespero está o conhecimento de que o ilógico é necessário aos homens e que do ilógico nasce muita coisa boa. Ele se acha tão firmemente alojado nas paixões, na linguagem, na arte, na religião, em tudo que empresta valor à vida, que não podemos extraí-lo sem danificar irremediavelmente essas belas coisas. Apenas os homens muito ingênuos podem acreditar que a natureza humana pode ser transformada numa natureza puramente lógica; mas, se houvesse graus de aproximação a essa meta, o que não se haveria de perder nesse caminho! Mesmo o homem mais racional precisa, de tempo em tempo, novamente da natureza, isto é de sua ilógica relação fundamental com todas as coisas".
( Friedrich Nietzsche em "Humano, demasiado humano"- Companhia de Bolso, pag 37)

Como quase todas as coisas de Nietzsche esse trecho tem que ser "bem" interpretado, para não dar acolhida ao que há de pior na natureza humana, à crueldade que pode se ocultar na procura da beleza. Se é que existe uma "natureza humana".
Não seria essa natureza algo fabricado pela história - e por supeusto pela sua condição de ser social que se constrói? Devo, para variar, estar falando besteira, mas me dá um medo danado ver fotos e filmetes daquelas fogueiras onde eram queimados livros e a exposição de obras de arte moderna que eram vistas como "degeneradas". E vigiando tudo, aqueles homens sombrios em seus impecáveis uniformes adornados com caveiras. Sem falar naqueles desfiles patrióticos em frente ao líder - um homenzinho de bigodinho que esbravejava e gesticulava como se tivesse baixado o espírito de porco.

9 comentários:

TS disse...

Concordo que há mto preconceito em relação à obra dele até hoje, justo por má interpretação - ou distorção propositada pelo fato do cara ter sido um piradão, i.e., não refletia, e sim refletia sobre, a ordem das coisas de sua época; comecei a ler a obra dele ainda mto jovem levada por comentários de C.H.Escobar... fui duram/t criticada pelos meus pais, e professores de então.
O "ilógico" está atrelado à fase matriarcal - o luxo do caos. A "mão ordenadora" veio c/ o patriarcado para controlar a vida. Ou jamais teríamos inventado os bites: 0 ou 1, sim ou não!
Nietzsche é um re-negado.

notinha: 'extraí-lo' é com "x".

Bijus.

LIBERATI disse...

Valeu pelo toque querida Tinê. Foi erro de digitação. Estava a copiar o trecho do livro quando digitei o extraí-lo extraindo o x .
Voltaremos ao velho bigodudo.
bjs

ze disse...

teoricamente existe a natureza humana e a natureza divina em toda Pessoa. tb existiriam as Três Pessoas. a natureza divina é incorpórea, daí, p.ex., anjos não teriam sexo posto que incorpóreos. tudo isto é s. Thomás Aquino (será que ele era de Aquila a cidade destruída com o terremoto?). Seguir a natureza divina, conforme várias passagens evangélicas, é totalmente ilógico. Nas religiões orientais tb, idem. Basicamente na negação da vida sensível, tanto no Oriente quanto no Ocidente, juntos desde sempre. acho que a História explicaria o Nietszche e não a natureza das pessoas. Concordo com a Tinê, com a natureza divina ser a ala feminina - elas são deusas!

LIBERATI disse...

Santo Deus, Nietzsche dá pano pra manga. Bom isso. E ele disse que Deus estava morto. Acho que se referia ao Cristo. Ele tinha uma pinimba com o crucificado. Achava humilhante ter morrido naquela situação e o pessoal adorar alguém que foi humilhado. Numa de suas obras ele se faz Cristo e solta o verbo.

TS disse...

Logo depois deste post assisti a um curta tcheco em q a camiseta do personagem (um balconista de bar)tinha impresso, na frente, "Deus está morto. Nietzsche" Aí rola uma desgraceira danada e qdo o cara vai embora, lê-se o impresso nas costas: "Nietzsche está morto. Deus".

LIBERATI disse...

Querida Tinê, que filme é esse?
bjs

ze disse...

que Deus morreu é óbvio : todos o vêem assim nas representações. cabe proclamar a Ressurreição. acho que o fato de estar morto denota o mundo mesmo que 'mata' (tenta matar, posto que ela é imortal) a centelha divina que vive em cada um.

ze disse...

do mesmo modo mas em uma Tradição diferente, Branca de Neve, A Bela Adormecida e a Cinderela dormem mortas - esta última presa, esquecida e afastada : um último rastro indica o caminho, um pé único. tz este pé único seja da unidade do ser que é duplo. casamento enquanto sacramento. Os sete anões na primeira são como que os sete chakras. o dragão na segunda é o mercado e o mundo. felicidades.

LIBERATI disse...

Caro Ze suas interpretações me surpreendem - uniu as lendas e contos nuam síntese fantástica.
grande abraço