24.5.09

Dica do Gerdal: Gabriel Grossi, Rogério Caetano e Luís Barcelos




Domingo, 24 de Maio - 20h
Gabriel Grossi, Rogério Caetano e Luis Barcelos
Gabriel Grossi (harmonica) e Rogerio Caetano (violão de 7 cordas) já são amigos e tocam juntos, informal ou formalmente, ha cerca de dez anos, desde quando residiam em Brasilia. Junto com o bandolinista Luis Barcelos apresentaram classicos do choro, samba e baioes alem de composiçoes proprias.


Outro dia, passando pela Praça São Salvador, reencontrei, por acaso, Luís Barcelos, amigo recente, grande bandolinista, mais um jovem gaúcho, como o também bandolinista Henry Lentino e o contrabaixista Guto Wirtti, a residir no Rio de Janeiro e abrilhantar diversas iniciativas musicais com o seu talento. Ainda há pouco, visitando a sua página no MySpace, li com satisfação um sintético e "impublicável" elogio a ele dirigido por um violinista paulista excepcional, Ricardo Herz, que, obtendo o primeiro lugar do júri popular do Prêmio Visa, em 2005, fez, em seguida, como consequência, o CD "Violino Popular Brasileiro", que simplesmente já ouvi ene vezes. Nele, há uma composição do Ricardo, "Mourinho", inspirada em "Mourão", de Guerra-Peixe - e com inserção incidental deste bem conhecido baião na faixa -, que é um dos momentos mais sublimes da fonografia, a meu juízo, nos últimos anos. Com isso, quero dizer que, pode-se dirigir ao Ricardo o mesmo elogio "impublicável" dele ao Luís - no sentido de alguém que toca muito - e que, por isso, sendo o Ricardo o músico fantástico que é, hoje radicado na França, o Luís pode sentir-se consagrado. Como produtor e arranjador, Luís Barcelos tem participação fundamental no CD de lançamento de uma também jovem e promisora cantora, Ilessi (aluna de Amélia Rabello na Escola Portátil de Música), apenas com composições inéditas de Pedro Amorim e Paulo César Pinheiro. Um discaço de antemão, já candidato a um dos mais relevantes deste ano.
O goiano Rogério Caetano continua "pintando o sete" nas elevadas baixarias do seu violão, um jovem mestre do seu instrumento, e, por sua vez, ex-aluno de Maurício Einhorn, o brasiliense Gabriel Grossi é um gaitista também excepcional, em cuja "Arapuca' - título do seu mais recente CD - dá gosto cair, uma "cilada" do bem. Luís, Gabriel e Rogerinho tocam hoje, 24 de maio, à noite, no Parque dos Patins, na Lagoa ).
Um bom domingo a todos. Muito grato pela atenção.

Endereço: Av. Borges de Medeiros s/ nº.
Parque dos Patins nº 5. Lagoa Rodrigo de Freitas
Reservas: (21) 2239 4136

Nenhum comentário: