26.5.09

Evolução ou Evolu-cão!


Fui até Botafogo cuidar da saúde. No caminho encontro sempre a humanidade caminhando celeremente para o fim da picada. Explico:

No cruzamento da Voluntários da Pátria com Rua Nelson Mandela, (alí ao lado do Metrô) vejo um big outdoor anunciando um show do Kiss. Colado em cima dele um outro cartaz com fundo preto e letras vazadas, onde se lê a seguinte mensagem: "PUBLICIDADE EM LUGAR IMPRÓPRIO", ou algo parecido ( não me lembro do texto conforme está lá).Ao que parece, uma determinada autoridade resolveu censurar o fato daquele outdoor estar ali e para resolver o problema, botou um outro cartaz em cima do anterior. A finalidade parece ser a de evitar desviar a atenção do motorista que por ali trafega.
Uma pergunta batuca aqui na minha cabeça: se a autoridade competente quer se exercer neste caso, como autoridade competente de fato, não seria o caso de retirar simplesmente o cartaz do Kiss daquele lugar? Ao colocar um outro cartaz avisando que aquele Outdoor está no lugar errado, a tal autoridade não está chamando mais ainda a atenção do motorista desavisado? Se o objetivo é não perturbar a visão do referido piloto, o tal do cartaz sobreposto não conseguiu o contrário, isto é, desviou muito mais a vista cansada de poluição visual do pobre motorista?

Na mesma esquina, de repente uma confusão. Um ônibus parado e uma senhora aos gritos. O motorista desce e vai conversar com ela. Junta gente. Uma moça anota o número do ônibus e diz que é uma barbaridade o que o homem fez. A senhora esmagada diz que não quer papo com ele. Que ele a espremeu com a porta. - Eu fui espremida por você, não quero conversar nada com você. O sujeito ficou ali na porta do ônibus tentando se explicar...
O que eu achei um ponto a menos para a humanidade, foi a reação do público, que assistia àquele desentendimento, com exceção da moça que anotou a placa. As pessoas estavam reclamando da mulher e não do motorista. Diziam que não era um caso para tamanho escândalo! É um tipo de atitude que já vi muitas vezes na cidade. Quando alguém resolve reclamar seus direitos encontra resistência por parte de muita gente. Nesse caso, consegui acompanhar o diálogo entre uma menina e sua mãe. A pequena dizia que não precisava aquele alvoroço todo, pois tinha sido apenas um erro do motorista.O que não passou pela cabeça da garota é que esse erro que poderia ser fatal. E o principal, o motorista de um coletivo tem que prestar atenção no que está fazendo. Fechar a porta e deixar a senhora entalada é um erro grave. Só se deve fechar a porta de qualquer veículo quando todo mundo está a bordo.

Estava na fila para pagar meu almoço rápido quando uma moça entra na minha frente na maior cara de pau e adianta um cartão para o caixa. Deixei barato. Não reclamei. Ladies first. Mas que falta de educação da moçoila!

No cair da tarde, a frase de uma senhora que tentava arranjar uma brecha para passar entre os automóveis estacionados na Praça São Salvador: - "Esse Rio de Janeiro está perdido mesmo"!
Não sei ao que ela estava se referindo. Se era ao estado do calçamento, à falta de espaço para o pedestre circular ou à ausência de iluminação pública adequada na praça.
Outro dia rasguei uma calça na altura do tornozelo ao passar entre dois carros estacionados. O pano prendeu na placa do carro que estava mal colocada. O pior que rasgão nesse lugar não tem costura que dê jeito.

4 comentários:

ze disse...

só depois de adulto que entendi que 'sexo frágil' significa que a mulher não resiste a sexo, o homem é mais resistente, a mulher é mais sexual. por constituição, eu acho. e também que 'ladies first' significa que as mulheres devem gozar primeiro na relação sexual. o negócio está promíscuo ho-je! será que estou errado ?

LIBERATI disse...

Caro Ze, as moças não vão gostar muito desse comentário. Olha lá a encrenca em que você vai se meter.
Promiscuidade é esse negócio que o pessoal do capitalismo financeiro fez na gente.
grande abraço

ze disse...

as mulheres são fortes (e como) só o sexo delas que é fraco.

a gravata 'tá mal ; àdministração geral das coisas está uma vergonha. parece que a culpa é da burocracia : pântano de papiros.

o trânsito é altamente estressante, e o motorista fica direto nele o dia todo. há que se dar um desconto aos motoristas.

LIBERATI disse...

O mundo está muito estressado. O ritmo acelerado, o tempo foi comprimido e aquela senhora foi espremida também nas portas do ônibus.
grande abraço