11.5.09

Ilustração : Grandes navegadores, pequenos marinheiros


Esta ilustração foi feita a nanquim com caneta de fluxo contínuo no verso de uma folha de diagramação de revista parecida com cartolina.

4 comentários:

ze disse...

o marinheiro não está magro demais e o comandante inversamente muito gordo? provavelmente vc quer dizer que os marinheiros tb são impts e não só os comandantes.

LIBERATI disse...

Marinheiros remam e o navegador leva a fama. Foi assim com Colombo, com Cabral. Esses homens, além da grande coragem e capacidade de liderança, eram guerreiros e políticos. Conseguiam grana para organizar e realizar suas navegações. Levavam lucro para a Coroa e as coroas. As velhotas da corte se enchiam de ouro. Marinheiros são a base sobre a qual se projeta a sombra dos navegadores. Navegar e preciso, mas com marinheiros. Esse desenho não dá para fazer no Photoshop e nem no Ilustrator, foi hecho a mano. E como disse o mestre, arte è cosa mentale!
grande abraço, gostei da foto contrita!

ze disse...

a Tinê me falou que viu gente se fantasiando de eu-mesmo na tv aí resolvi postar uma imagem mas quando vi que iria sair em todos os comentas, logo retirei : ficou gravada aqui apenas : acho que já fui marinheiro no vento marítimo de vidas passadas. na vida atual, vivo lendo. Pois é, o fausto europeu renascentista existiu em cima da prata sulamericana, que virava moeda direto, atracando em Sevilha. O trabalho da mente é posterior ao dos sentidos, sensações. É um passo adiante, eu acho. Valeu!

LIBERATI disse...

Caro Ze este é o problema das imagens. Mas as imagens não existem na nossa mente sem as palavras. Laranja não é só a cor. A cor sem a palavra sem aquilo que se relaciona a ela não existe. Imagine a cor "calpo".
Clara que não dá para imaginar, a cor "calpo" não existe.
grande abraço