21.5.09

Minha vizinha chavista acha que Roberto foi injustus


Minha vizinha chavista, ao que parece recuperou um pouco de sua veia crítica. Isso aconteceu depois de ter uma recaída ideológica por causa do seu gato Chulé. Tudo começou numa noite em que ela deu uma cochilada, depois da novela “Caminhos das Índias”. O danado do bichano ficou brincando com o controle remoto e trocou de canal. Sintonizou a TV na Record, e foi aí que ela- saindo do cochilo, viu e ouviu o trinado de Roberto Justus que cantava maviosamente para os candidatos de seu programa “O Aprendiz 6 - Universitário”. A partir desse momento lindo, a ativa quinquagenária bolivariana gamou no empresário. Esse fato a princípio causou espanto no “Condominio do Barulho” , mas depois a sensação foi de alívio, pois com seus devaneios românticos, ela deixou em paz o síndico, os porteiros, os seguranças e o pessoal da limpeza, que ela vivia perturbando com suas exigências e catequese chavista. Aqui em casa, minha mulher e eu nos preocupamos com o coração da veneranda senhora. Olhe que ela foi até ler o blog do Bispo Macedo e ficou horrorizada com as cenas da Índia real que ele “postou” e que não aparecem na novela Global: cadáveres boiando no Ganges sendo devorados por urubus (Vem cá: na Índia tem urubu?)enquanto outros bebem aquela água “sagrada” e outras barbaridades que ferem as normas de higiene e saúde. Mas nossa inquietação com seu estado de alma foi aliviado
quando ela interfonou depois de “O Aprendiz 6″, de terça-feira, para dizer que discordava da decisão de Justus, que demitiu dois candidatos numa só canetada: um rapaz chamado Rodrigo e uma moça de nome Mariana.
- Bote aí no seus “grogues” (acho dispensável dizer que ele nunca consegue falar a palavra “blogue” - por pura implicância” - penso eu) que eu discordo do “doce de coco”!
Eu que já tinha esquecido quem era o tal manjar adocicado, perguntei.Que doce de coco?Dona….(eu também não consigo me lembrar do nome dela - mas acho que é das falhas do meu HD mesmo)
- E quem seria o “doce de coco” da Record? O Justus, é claro! Se bem que o simpaticão de meia idade do Walter Longo não é de se jogar fora. O Cláudio Forner também possui um charme gaúcho irresistível…
Eu estava com pressa para sair com minha mulher para comer uma pizza aqui perto de casa e quis abreviar esse papo: - Quem são esses caras?
-São os auxiliares de palco de Justus no programa, pôxa! Você não tem visto “O Aprendiz 6″ não?! Você esqueceu da nossa última conversa?
-Desculpe, mas eu ando meio fora de órbita com esse negócio de CPI da Petrobrás, que acho que vai sobrar pra mim, quer dizer para we the people, e só vejo esse programa de vez em quando, porque considero uma ótima comédia de costumes. Respondi, seco, dando a entender que não queria muito papo.
-Pois não sabe o que está perdendo! Estamos vivendo um momento emocionante desse reality show empresarial corporativo! No último programa, o Justus e seus auxiliares de palco erraram feio. Basearam suas decisões no montante do vil metal que os candidatos conseguiram, numa atividade de comércio que os pobrezinhos tiveram que enfrentar. Fiquei irada, pois acabaram dando a vitória para duas meninas que mais funcionaram como “sacoleiras” - camelôs de rua, do que futuras empresárias. E pior, essas garotas ( Marina e Stephanie) ganharam uma viagem para o exterior. Foram para Londres num merchandising explícito de uma companhia aérea…Ainda bem que o horário em que passa o programa é impróprio para menores!
Agora me diz uma coisa: a Guarda Municipal lá de São Paulo está dormindo no expediente? O Justus deveria demitir a Guarda que não foi com o “rapa” pra cima das gurias…Não é assim que eles fazer com os camelôs da 25 de março?

Nem questionei se em Sampa tem Guarda municipal - fiquei na minha para ver se o papo murchava, mas necas. Ela continuou:
-… Conclusão: botaram no banquinho dos réus duas duplas de candidatos que - ao meu ver, foram muito mais interessantes. Tá certo que uma dupla atacou de ” camelô de madame”. Pois é, as duas meninas em questão (Ana Paula e Mariana) escolheram vender jóias em salões de beleza da parte rica da cidade. E olhe que conseguiram vender jóais caras! A outra dupla composta pelo Rodrigo e pela Karina, optou por vender serviços na área da web. Usaram o know-how do rapaz para montar sites de empresas. Conseguiram clientes e funcionaram e isso é uma coisa complexa. Essas duplas ganharam menos grana que as sacoleiras, mas escolheram “nichos” de negócio altamente rentáveis, uma vendendo produtos de valor unitário elevado - no caso das jóias e o outro escolheu oferecer serviços especializados e ferramentas de tecnologia de ponta.Não estou falando de flecha não nem de peixeira! Vamos e venhamos, essas duas duplas foram bem mais chiques do que aquela que foi vender camiseta de times de futebol em porta de estádios. E nem se fale que serviços na área de informática, tecnologia de informação etc., constituem - agora e no futuro o caminho para onde os negócios irão se deslocar- vai ser tudo OnLine, meu filho! Faltou ao trio “Demite que eu gosto” uma certa perspectiva histórica do desenvolvimento do capitalismo. Pensaram a curto prazo, foram vítimas do imediatismo do vil metal. Falam em complexidade só no discurso, na real vão de Central do Brasil mesmo. Só faltou dar um troféu Silvio Santos para as garotas, que foram conhecer o Palácio de Buckingham , a Abbey Road, aquela roda gigante ridícula e nem foram ao principal endereço da Grande Albion que é o 10, Downing Street, a casa do Primeiro Ministro Gordon Brown.
Tenho a impressão que um pouco de Gramsci na formação educacional do “doce de coco” e seus “docettes” não seria um mau negócio. O texto “Americanismo e Fordismo” deglutido com um “fonduezinho” na noite gelada de Campos de Jordão cairia bem pacas! Mas o que fazer? Eles são muito bem sucedidos na vida para enxergar essas coisas miúdas. Só pensam nas alturas de Aspen… Você sabe que ando lendo sobre o pós- fordismo, pós-modernismo essas coisas, mas só depois que termina a novela da Glória.
(acho dispensável dizer que ela chama as celebridades pelo primeiro nome).
… E o Roberto ainda por cima esculachou a Mariana porque a menina quis dar uma de fina. O meu “doce de coco” deixou aquela lourinha esquentada da Ana Paula ir pro Sheraton….Pode? Magoei!
Foi aí que minha mulher - normalmente um ser pacífico - entrou em ação. Tomou o interforne da minha mão e mandou essa:
-Minha querida, é um prazer te ver recuperada, mas agora temos um encontro com o pizzaiolo do Palmiro Togliatti(*)…
E assim escapamos do começo de um longo discurso notte addentro, e tudo acabou em pizza, como tudo no Brasil.
(*) Foi dirigente do Partido Comunista Italiano, o famoso PCI .

Nenhum comentário: