25.8.09

Dica do Gerdal : Ricardo Calafate, Vica Barcellos, Alexandre de la Peña, Afonso Marins e Carlos Agenor: o Balaio Carioca marca presença, nesta terça,


Uma grande noite, bem suingada, promete o Centro Cultural Carioca nesta terça, 25 de agosto, às 21h, com a presença do Balaio Carioca ("flyer"acima), que, além da bem-vinda "crooner" gaúcha Vica Barcellos - que também "bate ponto" na Orquestra Lunar, só de mulheres -, conta com quatro varões da pesada, músicos experientes, de inserção diversificada em rodas de choro e samba, "jam sessions" e gravações de MPB de modo geral. Trajetórias profissionais distintas e caminhos ora cruzados na interseção do mérito formador de um balaio singular tanto na execução do novo quanto na releitura do tradicional.
         Um conjunto de que fazem parte três "luthiers": o contrabaixista Afonso Marins; Carlos Agenor, o Agenor do Pandeiro - também integrante do chorão Sarau (este ainda formado por Bruno Rian, Sérgio Prata e André Bellieny), com "workshops" na França no currículo; e Ricardo Calafate, ex-integrante do conjunto Rio Antigo, um bandolinista, cavaquinhista e guitarrista dotado de técnica apurada em cordas de que não se afastam a inspiração e o sentimento. Também professor de Educação Física e campeão de tênis de mesa pelo seu Fluminense, Alexandre de la Peña é um sete-cordas competente e seguro, também apreciado na composição atual do Galo Preto. 
         Um bom dia a todos. Muito grato pela atenção à dica.
 
        *** 
A tempo: pelo YouTube, recomendo as imagens de uma gravação feita no estúdio Umuarama (antigo Usina), de propriedade de Ricardo Calafate, querido amigo e vizinho em Laranjeiras. A música é o ótimo "Samba pra Piazzolla", também dele. À sua guitarra, juntam-se o sopro de Marcelo Bernardes, o baixo de Afonso Marins, o violão de Gabriel Improta e a percussão "coisa nossa" de Beto Cazes. Um instrumental de primeira.

Nenhum comentário: