3.10.09

Espírito de porco Olímpico


Entrei no espírito Olímplico! Arremessei a conta do condomínio aqui no play ground, e ele foi parar lá longe, acho que uns 200 metros de distãncia. Numa corrida de obstáculos, saltei sobre as contas de luz, gás e telefone. Ah, dei um mortal carpado em cima do plano de saúde que está na estratosfera! Corri feito louco dos credores e os venci nos 100 metros rasos, nos fundos e na maratona de juros sobre juros. Só perdi para uns pivetes que fugiam da polícia , mas isso mostra que nossa juventude está se preparando a todo vapor para as Olimpíadas de 20l6. Falando em pivetes, já estou pensando em investir uma grana em camisetas para turistas que virão assistir aos jogos . Nelas vai estar escrito bem em cima do peito: - Não sou seu tio, não tenho dinheiro, mas gostaria de ter.
Quanto às nossas possiblidades de êxito nos jogos, acredito que na modalidade “arrastão em túneis“, nós vamos arrebentar, e no quesito “tiro ao alvo com balas perdidas” , acho que não vai ter para ninguém.
Quando anunciaram que o Rio tinha vencido Madri, eu vi um velhinho gritar: - Iés uí cam! Ele não tinha um dente na boca feliz e olhe que estava há horas numa fila de um posto médico e saiu de lá com um pedido de exame que vai ser marcado só para fevereiro do ano que vem! . Sem dúvida, esta é outra modalidade de esporte que acrescentaremos aos jogos que se realizarão em nosso território pátrio: “Resistência em fila de Hospital“. Um rapazola que estava passando no local, em que o idoso gritou de felicidade , acrescentou que deveríamos também botar uma prova de “re- vazamento“, já que ele tinha gastado todas suas baterias etudando para o Enem , mas necas, a prova tinha vazado e tudo foi pro brejo. Ele disse que nunca viu tanto vazamento no país. Toda hora vaza alguma coisa para a imprensa…
De qualquer forma, estou feliz. Não sei porque, mas acho que todos os cariocas que vibraram também não sabem. A alegria aqui é uma pandemia! Também, não é qualquer prefeitura que decreta ponto facultativo numa sexta-feira só pro pessoal ir para Copacabana assistir à eleição do COI e ter um show “de grátis”.
Talvez possamos criar uma organização para controlar os gastos dos investimentos nas obras - um portal-transparência, para evitar a mão grande na hora das contas. Talvez até 2016 tenhamos uma campanha do tipo : Fora corrupa! Só espero que essas Olimpíadas ajudem o Rio a retomar sua autoestima, resolver a encrenca do transporte público, da saúde, o problema das comunidades carentes, da segurança do cidadão e que se reestabeleça a paz na cidade partida.
Só não entendi uma coisa: Por que a população de Chicago rejeitou sediar os jogos Olímpicos de 2016 e o pessoal de Tóquio não se interessou muito por essa parada?
Confesso que fiquei com a pulga atrás de orelha, e olha que ela é uma saltadora "medalhada"!(ou seria medalhista?)
Bem, vou parar por aqui, que já cansei dessas Olimpíadas…Ufa!!!

9 comentários:

ze disse...

deixar que roubem os turistas é o mínimo - pode haver kit roubo ( quando criança mama sempre mandava levar o dinheiro do ladrão) o turista já traz câmera digital, relógio ... A Hilde no JB de ho-je está perfeita falando dos porões do Estado Novo - Fundação Pinguim (FGV); e tome estatística! devia-se proibir lobby nas Casas do Povo.

ze disse...

O Kfouri não falou a besteira que não há na AL tradição esportiva? podia a festa de abertura começar com os Incas e seus esportes - porque havia. Descendo até o Kuarup. Superar a abertura da China vai ser impossível - há que se imitá-la, principalmente nos tambores.

LIBERATI disse...

Tambores, muitos tambores tocando em todo o território nacional. Canudos descendo para a avenida, Conselheiro trazendo nas mãos um ramo de favela, que é planta da catinga, resistente virou nome de comunidade aqui no sul maravilha. Praia é democrática, é para todos. Democracia salgada!
um abraço e lá vamos nóis...Kfouri é gente boa, mas vacila, he he

LIBERATI disse...

Desculpe Ze, mas acho que errei, a favela dá na caatinga e não na catinga, como está escrito aí em cima.
abç

ze disse...

é gente boa, já ri com ele ho-je falando da reunião de brancos (COI) que decidiu a coisa toda. Canudos : só existe cangaço porque existiu Canudos e vice versa. Lampião e padim Cícero continuam Conselheiro e Canudos. A bandidagem é o estado que destruiu tudo, a bandidagem primeira é a da lei dos homens. a lei de Deus não é a lei dos homens. demorei a entender que o filme de Orpheu era o do Vinícius. a vida do herói músico é grande, para além do episódio com a Eurídice.valeu.

LIBERATI disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
LIBERATI disse...

Lampião não era um herói do povo, é um erro ideológico vê-lo como herói. O problema é que as volantes barbarizavam também, o povo ficava no meio vivendo com medo. Lampião chegou a ser contratado para lutar contra a coluna Prestes, dizem que Padim Ciço tava no meio dessa história. Ingênuo aí só o povo, como caranguejo riscando o chão andando pra trás. No mando os coronéis , os jagunços , as volantes e os cangaceiros . Por dentro de tudo o demo no meio do redemunho.

ze disse...

a folha publicou um caderno inteiro sobre corrução e nada, nem uma linha, sobre os 20 trilhões que deram aos bancos. a palhaçada econômico-política continua. não existe corrução, nem herói era Lampião.

LIBERATI disse...

Tem um epitáfio de um sujeito num cemitério ( não sei aonde) que diz o seguinte: "Voltarei um dia para me vingar dos bancos" - creio que botei esse epitáfio numa crônica sobre o dia de finados.
grande abraço