27.1.10

Seu Ribeiro e Paulo Mourão no Teatro Isabela Hendrix



(Recebi por e-mail a dica que segue abaixo)

NA IMENSIDÃO DOS GERAIS

Após dois anos sem se apresentar em Belo Horizonte, o violeiro, compositor e cantor Paulo Mourão divide o palco do Teatro Isabela Hendrix com o cantador do Vale do Rio das Velhas Seu Ribeiro num show intitulado "NA IMENSIDÃO DOS GERAIS" de aspecto essencialmente acústico. A idéia da dupla é abordar a grandeza de Minas Gerais tanto em sua extensão geográfica quanto em sua diversidade cultural.

     Paulo Mourão, desde 2008 vive na Bahia onde se apresentou ao lado de expressões do teatro e da música da estirpe do ator  Jackson Costa, da TV Globo, e do cantor Jerônimo. Em Salvador obteve destaque em vários projetos e foi convidado por Jackson Costa, para uma apresentação conjunta na Casa da Música de Itapoã e no especial da TVE. Em Ilhéus, fez o show de abertura da Segunda Conferência Estadual de Cultura da Bahia em novembro passado. Na bagagem, Paulo Mourão, que já comemora doze anos de carreira, traz quatro cds gravados, uma classificação nacional na Segunda Mostra de Música Instrumental de Viola da Syngenta (2005), selecionado entre 178 violeiros de todo País, e uma série de 16 shows, patrocinados pela Lei Rouanet, com exibição final em rede Nacional pela TV Cultura de São Paulo, no Programa Imagem do Som. Já em Minas, participou de vários programas de TV, tais como o "Globo Horizonte" da TV Globo, o "Palco Brasil" da TV Minas, o "Viola Brasil" da TV Horizonte, e o "Viação Cipó" da TV Alterosa, dentre outros. Neste ano, aprovou uma turnê em Minas, via Lei Estadual de Incentivo à Cultura, e pretende para o show, ao lado de Seu Ribeiro, priorizar suas músicas instrumentais  prometendo levar o público  um passeio místico através da sonoridade translúcida de sua viola encantada que plaina entre o silêncio das estrelas.
 
"Seu Ribeiro tem um trabalho denso, muito bonito e pessoal. Não esqueço uma cantoria que fez no Grande Teatro do Palácio das Artes em que, sozinho, prendeu a atenção de todos e encheu de mistério e beleza os ouvidos de uma platéia lotada num show de abertura para Elomar e Xangai. Foram 60 minutos de pura arte e música brasileira. Por isso é uma honra estar a seu lado tanto como músico quanto como amigo".
(Paulo Mourão)
 
Seu Ribeiro, cuja carreira vem se consolidando no cenário da MPB por ter sido apadrinhado pelo cantador baiano Elomar Figueira Melo, tem sido constantemente convidado a se apresentar ao lado de grandes artistas, tais como Xangai, Saulo Laranjeira, Chico Lobo e Rolando Boldrin. Além de estar comemorando dez anos de cantoria de cabeceira, Seu Ribeiro prepara para lançar em abriu deste ano, com o patrocínio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de BH, o cd "VIELAS LÍRICAS" que conta com a participação de Xangai, Chico Lobo, Betinho Macedo e Babilak Bah, dentre outros. O cd já está sendo mixado no Estúdio Abre Alas em Santa Luzia e será apresentado ao público mineiro através de uma turnê, patrocinada pela Lei Estadual de Incentivo a Cultura, que envolve vinte cidades mineiras.  Para o show, ao lado do violeiro Paulo Mourão, ele promete mostrar seus cantos serranos, onde busca traduzir a beleza bruta da musa matuta de Minas Gerais, a Serra do Espinhaço, cordilheira do Brasil.
 
"Tocar ao lado de Paulo Mourão é um desejo antigo. Poucos artistas brasileiros conseguem construir uma obra tão representativa da nossa cultura popular e ao mesmo tempo tão pessoal. Quando ouvi seu cd 'GRANDE VIAGEM DE LUZ', reconheci, de pronto, a grandeza e singularidade desse violeiro que outra vez me surpreendeu ao gravar o cd 'OS CABOCLOS DAS MATAS', lançado pela Kuarup. Paulo Mourão é maestro no que faz e muito me honra com este convite".
(Seu Ribeiro)
 
O show "NA IMENSIDÃO DOS GERAIS" será apresentado dia 27 de janeiro de 2010, às 21 horas, no Teatro Isabela Hendrix. O Valor do ingresso é R$ 10,00.
A foto acima é de Grace Alves

Nenhum comentário: