27.3.10

Desenho inédito - Abstrato nº1


Quando resolvi entrar no campo sagrado das Artes Plásticas depois de gramar muitos anos no Desenho de Imprensa - Ecoline e lápis cera sobre papel Shoeler Hammer rústico. Um dia eu chego lá. "Se segura Matisse"!
(clique na imagem para ampliar e ver melhor o resultado)

2 comentários:

ze disse...

está parecendo um por do sol visto dentro de um ônibus por uma pessoa. há figuração - não tem como negar.

LIBERATI disse...

Pô Ze, justo na hora em que mergulho nas fomas abstratas você vê figuração.Na verdade, você não está inteiramente errado.Esta sua interpretação é nova para mim. Mas, não há figuração, garanto. Só depois de realizada esta experiência estética difícil para mim, vi no canto direito algo parecido com a Mona Lisa, preste um pouco de atenção e verá se não aparece uma Mona Lisa, alí, meio que se metendo,distorcida,desfocada.
A discussão se o abstrato na verdade é algo concreto, pertence ao mundo de uma certa "metafísica". Um dia Gianotti discutiu esse tema na Funarte e produziu-se um texto sobre a "nova representação" segundo ele. Deu um bode danado na hora do debate (eu não estava lá mas li o texto). Nele ele fala de Gombrich (Arte e Ilusão) e um pintor inglês (acho que é inglês- a confirmar- que nasceu em Bradford em 1937), que eu gosto muito que se chama David Hockney. Segundo Gianotti, as pinturas de piscinas de uma fase de Hockney formulavam um novo tipo de representação que discutia com a idéia de figuração e abstracionismo. Virou um papo de Babel e não se chegou a lugar nenhum. A linguagem pode ser muito violenta, como vi nesse debate, mesmo quando se discute o sexo dos anjos.
grande abraço