29.3.10

Dica do Gerdal: Paulinho de Castro é atração de documentário na UTV- o bom samba carioca feito por quem tem a cabeça no lugar



"Perdi na linha do trem/a minha cabeça decepada/e compreendi, meu amor/que a minha cabeça não valia nada/
         minha cabeça gritava, rolava/meu Deus, que horror/desesperada, ela gritava "me chame o doutor"/ao lado, o corpo
         morria de rir/"ninguém se mete/porque está tudo legal/esta cabeça é que sempre foi o meu mal
"
 
                Prezados amigos,
               
                Professor de português e literatura na Faculdade Hélio Alonso (Facha), em Botafogo, onde, no ano passado, no bar Belmiro, esteve à frente, com o seu conjunto, de importante série de encontros com destacados compositores de samba do bairro - como Niltinho Tristeza, Zorba Devagar, Walter Alfaiate e Mical -, Paulinho de Castro, ou Paulinho do Cavaco, é, ele próprio, um compositor notável, de verve popular e até irônica, de que são exemplo os versos acima de "A Cabeça". Gravado tanto pelo finado Nadinho da Ilha quanto pelo conjunto Família Roitman, esse achado musical também pode ser ouvido, na voz de Nelson Sargento, na trilha do curta-metragem "Perdi a Cabeça na Linha do Trem", dirigido em 1992 por Estêvão Pantoja. É samba de lembrança instantânea nas boas rodas cariocas em relação ao Paulinho, cuja linha autoral, embora contemple o veio romântico, tem na observação espirituosa dos fatos o "leitmotiv" da sua inspiração, como ainda, entre muitos, "Reunião de Condomínio" e "Sine Qua Non", em que se vale, naturalmente, do latim para o chiste na letra. 
               Há pouco, pelo canal 11 da NET, tive a satisfação de ver esse amigo num programa em que, além de um registro merecido da sua trajetória de compositor, é, pela sua palavra, uma simpática reverência a Botafogo e seus foliões, cenário e personagens históricos que ora merecem o cuidado retrospectivo da pesquisadora Ivy Zelaya para próximo volume a enriquecer a bibliografia em torno da cultura do samba na topografia da Velhacap. Essa atração da TV Universitária, "Gente de Samba", tem reprises indicadas no "flyer" acima. Parafraseando um baiano monumental, não deve deixar de ser vista por quem é bom da cabeça ou saudável do pé. Em particular, um carioca de fato e bom sujeito.
( NR:Clique no flyer para ampliar e ler melhor. De qualquer forma adiantamos que o programa será reprisado na quinta-feira, dia 1 de abril às 18.30 h e na sexta-feira, dia 2 de abril às 23.30 h)
                          
 
                http://sambadebotafogo.zip.net/arch2009-06-07_2009-06-13.html  (Samba de Botafogo, blogue do Paulinho)
             

Nenhum comentário: