17.4.10

Do fundo do baú- Ilustração "Trem Bão"


Esta é de 1983, quando eu ainda queria ser Saul Steinberg.Foi feita com pena e caneta de fluxo contínuo de nanquim sobre papel Schoeler Hammer rústico. Pelo que percebi esse trem passou faz tempo pacas.O trem sempre foi um tema bom para um blues(e para o Adoniram Barbosa- o Sr. Rubinato), descobri com Steinberg que também servia para desenho, mas o Brasil é o império do automóvel, então : Adeus Maria Fumaça!
(Este desenho é imenso e neste post ficou reduzido a uma vinheta, portanto, clique na imagem para ampliar e ver melhor os detalhes)

7 comentários:

ze disse...

Já pensou um trem-bala pro Nordeste ? a quantidade de gente que não daria um pulinho em casa ? afinal quem construiu o Sul infernal foi o Nordeste maravilha. a pessoa vai até Salvador come um acarajé n'areia e volta para casa. uma maravilha!
Últimas pesquisa indicam Dilma maravilha com 60% ! e os candidatos café com leite com 20% apenas - é grande a cara de pau da aristocracia café com leite em querer se perpetuar no poder fazendo mais malefício do que já fez para o país. A margem de erro é de 3%.

LIBERATI disse...

Caríssimo Ze, para mim neste país teríamos uma grande malha ferroviária (como os Europeus possuem), um serviço que usasse o nosso litoral com barcas e navios servindo para viagens e para o escoamento da produção das diversas regiões, um serviço de metrô com várias linhas cruzando as cidades - metrô de superfície combinado com metrô por baixo da terra (para não dizer metrô profundo que soa meio pornográfico).
Em matéria de política, prefiro discutir os temas.
grande abraço, bom domingo.
PS- Hoje tem clássico no Rio e vamos dizer, quase uma decisão.

ze disse...

os barcos na cabotagem marítima não chegam a 100km/h, são lentos. no continente já seria diferente, no percurso nos rios. o trem bala pode ser a 300 km/h ou 200km/h que é metade do preço, disse o jornal - 200 km/h está bom ! podiam aproveitar e fazer um ramal pra Salvador. valeu.

LIBERATI disse...

Concordo, um ramal para Salvador do trem-bala. Mas podiam reativar o setor ferroviário abrindo trens de bitola comum, trens de média velocidade para todo o Brasil. Diminuir o perigo nas rodovias e garantir o abastecimento seguro deste país continente.
Já dizia Marx aos seus botões: "Para circular, a mercadoria abre o caminho que for necessário".
abraços

TS disse...

Vc queria ser Steinberg? ó, céus!
Trens me remetem à infância; o chacoalho era uma "berceuse".

Nós precisamos de mais trens, mto mais barato que rodovia; mto mais romântico, pitoresco. De preferência c/ bons banheiros e lanchonetes!
Eu já viajei adoiado em trem-expresso, pegava na Central do Brasil às 23h.
Aí acabaram c/ as linhas (MG, ES, etc).
Nem os comboios de minério agora avisto!
Tb tenho saudade dos metrôs, por baixo e por cima, o negócio é chegar lá.
Aprecio os 'ferries' em dias ensolarados!
Êeee, papo mais transporte, sô!
Upa, cavalinho, toca à frente porque aqui não tem nada disso, não. E o único Marx por cá é "seu" Maximiniano, dono da charrete de limpeza de jardim que nas horas de folga leva a comadre pra passear.

ps: SEMdilma, piuííííí, SEMdilma, piuííí...

Abrs pra Liber e ZE.

LIBERATI disse...

Querida Tinê,ser Steinberg foi uma brincadeira que fiz, porque o velho Saul desenhava locomotivas como ninguém. Corre uma lenda que ele andou por aqui, foi pedir emprego na Manchete, e dizem que o pessoal não aprovou os desenhos dele. No seu livro "Passaport" figuram uns desenhos que ele fez quando passou pelo Brasil, e que parece que naquelas páginas, ele bebeu algumas caipirinhas a mais - é impressionante como destoa do resto do livro. Foi na época do "Britinho e seus Stukas" (se não me engano) e que aparece num cartaz em um dos desenhos.
Andei muito no trem que ia do Rio para São Paulo, na época em que era barato. Depois teve uma retorno, mas com preço muito alto, "chef" francês na cozinha e acabou inviável. Uma pena. Agora o pessoal vem com esse projeto de trem-bala, só pode ser bala perdida...desculpe a brincadeira.
Diziam que Cabrera Infante foi um grouxo-marxista. Falando nisso saiu um livro dele (que a viúva publicou) só em edição espanhola cujo título é "Cuerpos Divinos" - antes foi publicado também um livro póstumo chamado "La ninfa Inconstante"
bjs

ze disse...

outro dia andando de trem em sampa estava tudo muito abafado e cheio e quando abriram as portas foi um alívio - acabaram, a aristocracia café com leite, com as janelas dos trens e como no metrô daqui, o ar-condicionado fica bem baixo para não gastar energia e o povo fica pior do que já estava . a mesma molecagem que acabou com os trens, acabou também com as janelas, privatizando tudo. Dilma Maravilha eleita pelo Povo elite (a elite Povo) vai enxotar os moleques. TS que bom que voltaste!