4.8.10

Dica do Gerdal: Carlos Lyra relembra o parceirinho Vinicius de Moraes, nesta quarta, na ABL - 30 anos de saudade do Poetinha (grátis)



Em 1960, um telefonema de Carlos Lyra a Vinicius de Moraes (fotos acima) foi a senha acertada para uma aproximação musicalmente fértil, de sambas de doce balanço, como "Broto Maroto", a clássicos, como "Minha Namorada", "Primavera", "Sabe Você" e "Samba do Carioca". Um alô que surgiu da determinação de Lyra de ser um dos "parceirinhos" do Poetinha, a que logo sucederam encontros no Parque Guinle, onde morava Vinicius, que, pelo vezo dos diminutivos, pôs "letrinhas" nas "musiquinhas" trazidas por Lyra, da primeira vez, e postas à sua audição num "gravadorzinho". Dois anos depois, em mais uma das muitas idas de Lyra a esse mesmo endereço de Vinicius, para que letrasse outras "musiquinhas" inéditas deixadas com ele, fez-se a luz de "Pobre Menina Rica", de ambos, em que Nara Leão debutou como cantora profissional, já em 1963. Desse musical, fazem parte a primeira e a terceira canções entre os "links" abaixo: "Maria Moita", por Rosália de Souza (que aparece também como personagem no clipe), cantora nilopolitana radicada na Itália; e "Pau-de-Arara" ("O Comedor de Gilete"), que então projetou para o sucesso o humorista paulista Ari Toledo; Kay Lyra, filha de Carlos Lyra e Kate Lyra, exercita-se, na voz e no violão, para mostrar "Você e Eu", num ambiente em que, além do pai dela, ainda aparecem o jornalista Chico Pinheiro, Wanda  Sá, Leny Andrade e o pianista Fernando Merlino. por fim, uma colagem com imagens de artistas embalada pela "Marcha da Quarta-feira de Cinzas", cantada por Clara Nunes e Vinicius de Moraes - excerto de "Poeta, Moça e Violão", este o instrumento de Toquinho no show originário do disco. 
      Há trinta anos, sem mais adeus, Vinicius partia para o reino dos esplendores. E por falar em saudade, é lembrado por Carlos Lyra em show-homenagem na Academia Brasileira de Letras, no Castelo, nesta quarta, 4 de agosto, ao meio-dia, com entrada franca, segundo o informe abaixo, que recebi do amigo Antonio Carlos Athayde, intelectual de boa cepa e assessor de imprensa da referida Casa de Machado de Assis.
    *** 
Corrigenda: numa dica anterior, houve um equívoco de informação. Antes do CD recém-lançado "Breque Moderno", o samba "Águia de Haia", de Nei Lopes e Luiz Filipe de Lima, teve gravação, feita pelo próprio Nei, no ano passado, no CD "Chutando o Balde". Uma produção da Fina Flor, selo do violonista, compositor e arranjador Ruy Quaresma.  
    
 
    http://il.youtube.com/watch?v=KH0ynbnognA&feature=related
 
    http://www.youtube.com/watch?v=DF4j8zEE-mY
 
    http://www.youtube.com/watch?v=c9RD8rmow1s
 
    http://www.youtube.com/watch?v=aW63eDQDcU0 
 ***
ACADEMIA RETOMA SÉRIE ‘MPB NA ABL’ E HOMENAGEIA O POETA VINICIUS DE MORAES COM  SHOW DE CARLOS LYRA
 
A apresentação coincide com as comemorações, a partir do mês de julho de 2010, dos exatos trinta anos de morte do compositor e a promoção “post mortem” do  poeta diplomata a Embaixador do Brasil, em ato solene no Palácio Itamaraty de Brasília dia 16 de agosto
 
      A Academia Brasileira de Letras (ABL) retomará a série “MPB na ABL” com o show do cantor e compositor Carlos Lyra em homenagem a Vinicius de Moraes, dia 04 de agosto, quarta-feira, às 12:00 horas, no Teatro R. Magalhães Jr., em sua sede, na Avenida Presidente Wilson 203, Castelo. A entrada é franca.  
     A apresentação do espetáculo estará a cargo do jornalista e escritor Ricardo Cravo Albin.
 
Com patrocínio da Petrobras, o espetáculo terá roteiro exclusivo e original, elaborado especialmente para a ABL por Carlos Lyra, em parceria com o Instituto Cultural Cravo Albin. A homenagem incidirá sobre os exatos trinta anos de morte do poeta diplomata, ocorrida no dia 09 de julho de 1980, e por sua promoção “post mortem” a Embaixador do Brasil, com ato solene no Palácio Itamaraty de Brasília, dia 16 de agosto. 
"A riqueza da poesia brasileira sempre se exprimiu também com muito vigor nas composições de música popular. Noel Rosa, Mário Palmério,  Chico Buarque, Manuel Bandeira, Vinicius e os tropicalistas são bons  exemplos, entre muitos outros . O projeto "MPB na ABL" que agora se  reinicia quer ressaltar esse importante aspecto da cultura  brasileira", afirma o presidente da ABL, acadêmico Marcos Vinicios Vilaça. 
 
O compositor, violonista e intérprete carioca Carlos Lyra, grande amigo e parceiro do homenageado, foi um dos mais importantes músicos da bossa nova. Autor de melodias que retratavam exatamente o clima vivido pelo Brasil naquele período, décadas de 50 e 60, compôs ‘Maria Ninguém”, “Minha namorada”, “Ciúme”, “Lobo bobo”, “ Se é tarde me perdoa”, entre outras. Lançou em 2005, com Roberto Menescal, um documentário sobre a bossa nova chamado “Coisa mais linda”. Foi o período mais fértil da dupla Vinicius de Moraes e Carlos Lyra.
  
Vinicius de Moraes começou a se tornar mais conhecido no cenário musical brasileiro com sua peça de teatro "Orfeu da Conceição", que estreou em 25 de setembro de 1956. Além da diplomacia, do teatro e dos livros, sua carreira musical já vinha deslanchando em meados da década de 50 – época em que conheceu Tom Jobim (um de seus grandes parceiros) –  quando diversas de suas composições foram gravadas por muitos artistas. Nos anos seguintes, viveu um período áureo na MPB, no qual foram gravadas cerca de 60 composições de sua autoria e firmadas parcerias com compositores como Baden Powell, Carlos Lyra e Francis Hime.
 
Serviço:
ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS
MPB na ABL
Homenagem ao poeta, compositor e diplomata Vinicius de Moraes
Com o compositor, violonista e intérprete Carlos Lyra
Data: 04/08/2010, quarta-feira, às 12:00 horas
Teatro R. Magalhães Jr., 280 lugares
Avenida Presidente Wilson 203 – Castelo
Entrada franca
www.academia.org.br
Telefone: 3974-2500

 
 

Nenhum comentário: