3.8.10

Dica do Gerdal: Ilessi leva o seu "Brigador" ao Lapinha, nesta terça, e canta a parceria Pedro Amorim e Paulo Cesar Pinheiro



Quantas cantoras brasileiras não gostariam de estrear no disco com repertório todo inédito do letrista Paulo César Pinheiro com o bandolinista e cavaquinhista Pedro Amorim? Muitas, não? Coube a primazia a uma moça carioca de virtude e determinação, aluna de Amélia Rabello na Escola Portátil de Música, na Urca, e que tem o seu nome associado a projetos e iniciativas de alto relevo, como bela e recente homenagem prestada em show, juntamente com Beatriz Faria, a Clementina de Jesus. O samba é seu dom, sabe Ilessi (em fotos, acima, de capa de CD e ao lado de Paulo Cesar Pinheiro e Pedro Amorim), nascida em Campo Grande, e com ele segue em frente, abrilhantando um amplo cenário de reaproximação com o gênero, com base na Lapa, por gente da sua geração, jovens que enchem bares e casas de show tanto para evocar mestres referenciais, como Cartola e Nélson Cavaquinho, quanto para externar a própria sensibilidade e ânimo autoral em compasso binário. Da massificação inconsequente e culturalmente deletéria no mercado fonográfico, Ilessi parte pra cima com o seu "Brigador", porém no sentido de um gesto em elevação ou de um salto de qualidade, fazendo um registro, que já tardava, de composições de cariz variado - até mesmo naquela linha afro que celebrizou Baden e Vinicius -, de cuja excelência o aplicado e inspirado Pedro Amorim, também bom de canto e integrante do Samba de Fato, já dava mostras nas rodas de todas as quartas de que o conjunto é atração no Trapiche Gamboa. Ilessi, portanto, com a força desse disco inaugural de carreira, da CPC-UMES, canta nesta terça-feira, 3 de agosto, a partir das 21h, no Lapinha (Av. Mem de Sá, 82 - sobrado - tel.: 2507-3435), atendendo a convite dos talentosos irmãos Caldi, Marcelo e Alexandre: este, no sopro (sax e flauta); aquele, no teclado (piano e sanfona).  Na relação direta entre Ilessi e o seu disco, há um encontro marcado entre o frescor da sua voz afortunada e o encantamento de um feixe de canções, sambas em particular, do melhor quilate. Um CD que "tá na briga" por merecido reconhecimento, em sentido amplo, no qual ainda se destacam os arranjos de outro rapaz talentoso, Luiz Barcelos, revelação gaúcha no bandolim, em quase todas as faixas - uma ainda por Cristóvão Bastos.
      Um pouco do "Brigador" pode ser apreciado, abaixo, no segundo e no terceiro "links": Ilessi canta, com Pedro Amorim, "Baraúna" e "Julgamento". No primeiro "link", com Beatriz Faria, filha de Paulinho da Viola, canta "Olhar Assim", de Paulo da Portela; no quarto "link", o Quinteto Sivuca, do qual Marcelo Caldi faz parte, executa, de João Lyra e Maurício Carrilho, "Riacho Seco". No último "link", muito bem arranjado, o Sembatuta, com Alexandre Caldi ao sax, relê "Na Baixa do Sapateiro", de Ari Barroso. 
      ***
www.myspace.com/ilessi
   
   http://www.youtube.com/watch?v=-vDb6DaSoNY&feature=related
 
   http://www.youtube.com/watch?v=KjY6zRg5qXM&feature=related
 
   http://www.youtube.com/watch?v=UVWAprQyvs0
 
   http://www.youtube.com/watch?v=gsYfNAcMfMo
 
   http://www.youtube.com/watch?v=8_n79TQTVZ8

Nenhum comentário: