2.10.10

Dexter Gordon em Round Midnight toca As Time Goes By e mais alguma coisa...


Dexter Gordon mostrou que não é só um gênio do Sax, foi o ator excepcional do excelente filme Round Midnight (aqui Por volta da Meia Noite) que conta a história (ficcional) muito louca de Dale Turner, um jazzista genial mas autodestrutivo que encanta um fã francês que assume o papel de seu anjo protetor. Dizem que Bertrand Travernier se baseou na relação entre o crítico Francis Paudras e o magnífico pianista Bud Powell , só que em vez de um pianista, na sua obra, criou a figura de um saxofonista, misturando a vida alucinada de algumas figuras extraordinárias como Charlie Parker, Chet Baker e outros que se sufocaram no mundo das drogas e álcool. (Interessante como pouca gente fala do maravilhoso trompetista Fats Navarro - grande amigo de Charles Mingus que também se arrebentou cedo devido à heroína, morrendo de tuberculose ao 26 anos de idade). Neste vídeo (trecho do filme) Dexter Gordon aparece com o chapeuzinho típico do Lester Young (uma citação, é claro), ao fundo acompanhando o saxofonista, aparece ao piano Herbie Hancock (responsável pela trilha sonora que ganhou o Oscar daquele ano).
Uma curiosidade é que no genial conto "El perseguidor" de Julio Cortázar - talvez o seu conto mais "realista"- se conta uma história semelhante. As coincidências são imensas, embora essa narrativa tenha como modelo a figura de Charlie Parker, que era adorado pelo escritor. O cenário também é Paris, e lá está também um sujeito que resolve salvar o saxofonista de seu trágico destino. Na arte rolam coincidências, assim como na vida. Travernier contou a história baseado em Bud Powell, Cortázar em Bird. Cada um de um jeito trabalhou diferentes problemas. Em "El perseguidor", o personagem Johnny Carter é um intuitivo , um improvisador que pensa o problema do tempo : quanto "tempo mental" cabe dentro do tempo físico - da sequência convencional- que tem a ver com o ritmo do bebop. Carter é um obsessivo com essa questão, mas se liberta dela nos solos complexos e surpreendentes que encantam Bruno, seu anjo protetor. Turner é cool, e toda a problemática do filme é o desespero de sua salvação e é um mais belos filmes que trata um perfeito retrato da angústica dos jazzistas negros que tiveram que sair dos EUA para sobreviver na Europa nos anos 40/50.
NR1: Cortázar inspirou Antonioni com seu conto Las babas del diablo que resultou no antológico filme Blow-Up (aqui Depois daquele beijo). Godard com Week End a francesa, também bebeu nas águas do escritor argentino (nascido em Bruxelas) ao adaptar o conto A Auto-estrada do sul.
NR2: A Wikipédia informa que Dexter Gordon já tinha aparecido em outros filmes , especialmente em The Connection de 1960 (filme que teve a trilha sonora composta por ele). Recebeu uma indicação para o Oscar justamente por sua grande atuação em Round Midnight. Faleceu 4 anos depois das filmagens em abril de 1990, aos 67 anos de idade.

Nenhum comentário: