2.10.10

Gerdal indica:Antonio Adolfo faz show, neste sábado, no Lapinha, com a filha Carol Saboya, e mostra as músicas do mais recente CD, "Lá e Cá"



"Quem vem na dança/tem lua cheia, cheia de esperança/tem brincadeira e vale ser criança/agora é hora de esquecer a dor/e a batucada vai saindo nas ruas/quem era triste já não chora tanto/quem não sambava, pelo menos, canta/e a tristeza já virou canção/e a serpentina serpenteia a cidade/confete colore o chão/desfila a felicidade/na passarela puxando um cordão...
 
     ***
        Creio que todos nós tenhamos uma parada de sucessos interna, com músicas recorrentes na mente, as quais, por alguma razão especial, por vezes até mesmo indecifrável, tocam, de jeito, o nosso sentimento e a nossa alma, sobrepondo-se a tantas outras igualmente atraentes. No meu caso, uma delas, de versos parcialmente supratranscritos, vem da formidável parceria de Antonio Adolfo e Tibério Gaspar. Ouço a marcha-rancho "Alegria de Carnaval" desde quando foi lançada - talvez na gravação de 1968 do quarteto O Grupo -, sensibilizando-me a cada audição, particularmente na regravação de, a meu juízo, um dos melhores cantores brasileiros de todos os tempos, Luiz Cláudio, que, por desânimo, infelizmente, afastou-se do disco e do palco. O belo arranjo, suave, plenamente afinado com o espírito poético da canção, para essa faixa do elepê "Intimidade", desse mineiro de Curvelo, foi feito por Antonio Adolfo, parceiro de Tibério Gaspar em muitas músicas desde 1967, com "Caminhada". E, com essa primeira composição, participaram naquele ano do II FIC - Festival Internacional da Canção -, na TV Globo, e contaram com a interpretação do já falecido cantor e, depois, ator Eduardo Conde e da hoje psicóloga Iracema Werneck, cantora que também brilharia, no ano seguinte, no programa "A Grande Chance", de Flávio Cavalcanti, como segunda colocada, e há anos desfrutando da calmaria de Conservatória, distrito de Marquês de Valença, no interior fluminense, onde mora. 
        O carioca Antonio Adolfo Maurity Saboya, ou simplesmente Antonio Adolfo (foto e "flyer" acima), é a atração de peso, pelo reconhecido talento e carreira bem-sucedida deste decorrente, que o Lapinha (Av. Mem de Sá, 82 - sobrado - tel.: 2507-3435) apresenta hoje, 2 de outubro, a partir das 22h30. O Maurity materno é o mesmo do mano Ruy, fluminense de Paraíba do Sul, muito conhecido pelo sucesso de "Serafim e Seus Filhos" e surgido em elepê da Odeon, no limiar dos anos 70, cantando "Minie" e "Pelo Teletipo", por exemplo - antes de enveredar pelo som rural e o de apelo folclórico, quando Antonio já era um nome nacionalmente conhecido pelo êxito retumbante de "Sá Marina", em grande momento de Wilson Simonal no disco, em 1968. Embora a motivação do show no Lapinha seja o lançamento de ótimo CD, "Lá e Cá" "Here and There"), feito com a filha Carrol Saboya, certamente não faltará ao roteiro do querido Antonio Adolfo, nem que seja como um número extra, essa toada ainda moderna e bastante regravada, como nos EUA, com o título "Pretty World", por Stevie Wonder - com versão feita pelo casal Alan e Marilyn Bergman. Uma composição que marca a infância do parceiro, Tibério Gaspar, em Anta, distrito de Sapucaia, no interior fluminense, e inspirada em Brasilina, então uma jovem e encantadora professora da localidade.              
       ***
Pós-escrito: 1) o show contará ainda com a participação dos seguintes e bem conceituados instrumentistas: Jorge Helder (baixo acústico), Ivan Conti (também conhecido como o Mamão, do Azymuth, à bateria), Leo Amuedo (guitarra) e Serginho Trombone;
                  2) nos "links" abaixo: 1 ) Antonio Adolfo, ao piano, lembra alguns de seus sucessos em entrevista a Eliakim Araújo; 2)  "Cascavel" (música do referencial elepê de Antonio com um vira-lata na capa e regravada em "Lá e Cá"); 3) Carol Saboya canta "Sá Marina"; 4)  Ela, novamente, em bela interpretação de "Canção em Modo Menor", de Tom Jobim e Vinicius de Moraes.
     .
 
      http://www.youtube.com/watch?v=P5dBmQiNFLI&feature=related
 
      http://www.youtube.com/watch?v=Z0fBCXqTGbE  
 
  http://www.youtube.com/watch?v=OalgGB9oYPY&feature=related
 
      http://www.youtube.com/watch?v=SLWzttfnXT8&feature=related
 
  

Nenhum comentário: