29.12.10

Saudação de fim de ano do Gerdal



Prezados amigos,
 
          "Como o ditado diz" (uma redundância presente em letra de ótimo samba gravado por Almir Guineto), é de pequenino que se torce o pepino. E assim, sucedeu assim comigo, por exemplo, no meu gosto extremado pela nossa boa música popular, quando, por influência paterna, ouvia, nos verdes anos de formação do "eu", os discos dos grandes cantores, músicos, conjuntos e orquestras da chamada era de ouro da MPB. Uma curiosidade que, com o avanço paulatino da idade, transmudou-se em interesse permanente e, mais até, em fascínio por toda essa variedade de timbres, ritmos e estilos que, a meu ver e ouvir, dá-nos uma identidade musical sem paralelo no mundo, ainda que tal diversidade, representada pelo trabalho de um sem-número de artistas, de norte a sul do país, não se reflita, como seria natural - sobretudo pela força do mérito, numa democracia em vigência formal como a nossa -, nos mais sintonizados meios de comunicação. 
          Com o parágrafo acima, quero reforçar, de coração, a todos vocês, por mais um ano, o meu agradecimento pela generosidade da atenção dada a uma iniciativa pessoal, de dicas comentadas de show pelo e-mail, sem nenhum intuito comercial ou rentável, em prol de uma MPB que, apesar da excelência da sua produção, até mesmo internacionalmente reconhecida, ainda está bastante afastada do rádio e da tevê, além de encontrar poucos palcos disponíveis em casas noturnas do ramo. Algo que faço com muito prazer - nas folgas permitidas pelo meu ganha-pão em revisão gramatical de textos -, também para homenagear tantos artistas que tendem a injusto esquecimento, sem uma linha sequer, por vezes, de lembrança ou destaque pela importante colaboração que também legaram ao nosso cancioneiro. Luiz Reis, por exemplo, da brilhante parceria na década de 60 com Haroldo Barbosa, fez 30 anos de morto neste 2010. Que matéria saiu sobre ele nos jornais? Que especial de tevê foi feito? Que show, que homenagem, enfim, à altura do seu valor como compositor, lhe foram prestados? Modestamente, com as minhas linhas, vou lembrando, na medida do possível, esses "olvidados", nomes como o dele, de Dora Lopes, de Dênis Brean, de Luiz Bandeira e de Fernando Lona, tanta gente, enfim, de centelha e expressão.    
          Boas-festas e um ótimo ano novo a todos, afortunado em sentido geral.  
        
Um abraço,
 
         Gerdal
 
Pós-escrito: como o período é festivo, no "link" abaixo, particularmente do meu agrado, a interpretação alegre e brejeira da amiga baiana Miramar Mangabeira para "Prêt-à-Porter de Tafetá", de João Bosco e Aldir Blanc, ilustrando com música esta longa (desculpem-me) saudação de fim de ano.
    
 
 
                   http://www.youtube.com/watch?v=VTlYW9OTh3M  ("Prêt-à-Porter de Tafetá")               

Nenhum comentário: