8.2.11

Lapinha, em noite de festa, nesta terça, acolhe o sopro e o teclado dos irmãos Caldi e canjas diversas





Prezados amigos,
 
          Parafraseando o amigo Ricardo Vilas em uma de suas mais sacudidas composições, "hoje é noite de festa,,," - e uma festa que tem o Lapinha, nesta terça-feira, 8 de fevereiro, a partir das 20h30, como endereço e, como motivação, o aniversário de um dos sócios da casa: o violonista, compositor, maestro e arranjador Ruy Quaresma (foto acima). O carioca Ruy provém de uma família de músicos amadores - pai pianista e avô violonista - e estudou violão clássico, mas enveredou tropicalmente pela canção popular, em particular o samba, contando, na sua formação musical e profissional, com professores modelares, como os italodescendentes Radamés Gnatalli e Lyrio Panicalli (arranjo), K-Ximbinho (harmonia e contraponto), Laércio de Freitas (cordas) e Paulo Moura, com quem trabalhou por dez anos, tocando e escrevendo. Como compositor, é parceiro, entre outros, de Paulo César  Pinheiro, em "Barreira"; de Martinho da Vila, em "Sempre a Sonhar"; e de Nei Lopes, em "Flor dos Tempos": as duas últimas são faixas de "Martinho da Vila Isabel", de 1984, da RCA, um dos melhores discos já lançados pelo famoso sambista e escritor bibarrense. 
         Em meio àqueles que vão cumprimentar o Ruy pela mudança de página na sua vida, representada pela idade nova, haverá diversos músicos que subirão ao palco do Lapinha para uma participação especial em show iniciado às 21h30 pelos talentosos irmãos Caldi (foto acima): Marcelo, piano e acordeom, e Alexandre (sax e flauta), instrumentistas de carreiras distintas, mas que se reúnem amiúde com a mãe, Estela Caldi, pianista argentina, como parte do piazzolliano Libertango. O Ruy também se exercitará nas suas cordas camaradas e a ele, com os meus parabéns, desejo felicidade em sentido amplo.
         Um bom dia a todos. Grato pela atenção à dica.
 
         Um abraço,
 
         Gerdal      
 
Pós-escrito: 1) o Lapinha situa-se na Av. Mem de Sá, 82 - sobrado - Lapa - tel.: 2507-3435. Aproveitando a deixa, informo que, no mesmo local, nesta quarta, 9 de fevereiro, o amigo Nico Rezende (foto acima) - que conheci há alguns anos, na Barra da Tijuca, onde trabalho, apresentado por uma colega de batente, o publicitário Francis Figueiredo - faz show a partir das 21h30. No último do "links" abaixo, Nico canta e toca a sua suingada "Rio da Negra', feita com Mu Chebabi;
                   2) a) o baterista Milton Banana e conjunto, com coro, em gravação de "Cavaquinho Camarada", de Ruy Quaresma, e "Antes Ele do Que Eu", de Paulinho Soares, sambas popularizados por uma intérprete comum: Beth Carvalho; b) os irmãos Caldi tocam "Chegando Cedo", de Alexandre; c) de novo, Alexandre Caldi e Marcelo Caldi em "Festa das Santas", também de Alexandre;  d) "Adíos, Nonino", de Piazzolla, com o conjunto Libertango.   
 
 
            http://www.youtube.com/watch?v=UpwbtaOh_7o ("Cavaquinho Camarada" e "Antes Ele do Que Eu")
 
            http://www.youtube.com/watch?v=JlDbzF72jek ("Chegando Cedo")
 
            http://www.youtube.com/watch?v=5AuF2I8QCLw&feature=related ("A Festa das Santas")
 
            http://www.youtube.com/watch?v=y2q6NI-9oRI&feature=related ("Adiós, Nonino")
 
            http://www.youtube.com/watch?v=N7phoz0Ra88 ("Rio da Negra")         

Nenhum comentário: