30.4.11

Os Matutos trazem Cordeiro à orla de Copacabana, neste sábado, pela série Choros de Outono




Repasso, abaixo,  texto da amiga jornalista Monica Ramalho sobre a etapa de hoje da série Choros de Outono, na orla de Copacabana -  quiosque 17, em frente à Rua Siqueira Campos -, ás 18h. A rapaziada de Cordeiro (município fluminense) formadora do conjunto Os Matutos é uma ótima atração, ao alcance de qualquer interessado ou transeunte. Acima, fotos deles e do referido lugar de origem. Abaixo os seguintes "links": 1) Os Matutos tocando "Viva o Formicida Guanabara", de Enrico Borgongino; 2) eles, de novo, com "Pendura Saia", de Marlon Júlio, o sete-cordas do grupo. 
         Um bom dia a todos. Grato pela atenção à dica.
 
         Um  abraço,
 
         Gerdal
 
             http://www.youtube.com/watch?v=ALprvz9z73Y&feature=related ("Viva o Formicida Guanabara") 
 
             http://www.youtube.com/watch?v=29bBqvgFyj8&feature=related ("Pendura Saia")
 
                           

CCBB na Orla:
Os Matutos se apresentam neste 30 de abril

A programação dos Choros de Outono continua e o CCBB na Orla apresenta neste sábado, dia 30 de abril, Os Matutos. Além de ser um grupo voltado para o choro e gêneros próximos, como a polca, o maxixe e a valsa, o conjunto – que tem como padrinho Álvaro Carrilho, flautista – também se dedica a pesquisa e ao estudo de um repertório inédito, obtido nos arquivos das bandas do interior e nas fazendas da região de Cordeiro, onde moram os integrantes. 

No repertório do show no CCBB na Orla, estão previstos os temas instrumentais “Zanzando em Copacabana” (Radamés Gnatalli), “Intrigas no boteco do Padilha” (Luís Americano), “Diabólica” (Pixinguinha), “Abandonado” (Sebastião dos Santos), “Mariazinha” (Ernesto Nazareth), “A gata borralheira” (Henrique Alves de Mesquita), “Língua de preto” (Horondino Lopes) e “Alô bateria!” (de Marlon Júlio, percussionista do grupo).

Essa garotada tem realizado, gratuitamente, apresentações em escolas públicas e particulares, como objetivo de chamar a atenção dos jovens para a educação musical e para a valorização da genuína música brasileira. Em 2004, lançaram o álbum 'Meninos de Cordeiro', com autorais e choros de compositores cordeirenses, como Agenor Bens, Bernardo Van Erven e Ginha Miranda, sem esquecer da peça “Matuto”, obra-prima de Ernesto Nazareth que deu nome ao grupo.

Os Matutos são: Tadeu Santinho na flauta, Aquiles Moraes no trompete, Everson Moraes no trombone, Maycon Júlio no bandolim, Lucas Oliveira no cavaquinho, Pablo Carrilho e Marlon Júlio nos violões, Magno Júlio no pandeiro e na percussão, Marcus Thadeu na bateria e na percussão.

Mais Choros de Outono
Em todos os sábados do mês, às 18h, o CCBB na Orla trouxe veteranos e a nova geração do choro, advinda do ambiente rico da Escola Portátil de Música (EPM). Essa programação compõe os Choros de Outono. No dia 30, teremos Os Matutos. Em maio, haverá mais grupos e solistas de choro! 

Aos domingos, o legendário Jorginho do Pandeiro tem se unido ao filho, Celsinho Silva, e ao neto, Eduardo Silva, para ministrar as oficinas, chamadas 'Pandeiradas'. São 30 vagas, a serem preenchidas por ordem de chegada. É necessário levar pandeiro, mas qualquer um pode participar como ouvinte.

Em iniciativa inédita, o Banco do Brasil está fazendo uma ocupação criativa do quiosque 17, localizado em frente à Rua Siqueira Campos, em Copacabana, durante os finais de semana. Com shows e oficinas gratuitas, o CCBB NA ORLA vai até fevereiro de 2012. Em seguida aos Choros de Outono, vamos apresentar o Aqui Jazz o Inverno. Aguarde!

Nenhum comentário: