2.5.11

Odette Ernest Dias lança, nesta segunda, no Lapinha, disco, só de flauta, gravado no Santuário do Caraça (grátis)




Prezados amigos, 
 
         Contando 82 joviais e ainda laborais anos de idade, Odette Ernest Dias (foto acima) lança nesta segunda-feira, 2 de maio, às 20h, com entrada franca, no Lapinha (Av. Mem de Sá, 82 - sobrado - Lapa - tel.: 2507-3435), o CD solo "Horizontes", gravado há um ano na requietude do Santuário do Caraça (foto acima), edificação barroca situada na Serra do Espinhaço e distante 116 km de BH, ocasião em que, para esse trabalho, teve apenas a companhia de pássaros locais e de um engenheiro de som. Parisiense integrante de um conjunto de câmara e premiada, em 1951, em conservatório da Cidade Luz e em concurso internacional em Genebra, veio no ano seguinte para o Rio de Janeiro, atendendo a convite do maestro Eleazar de Carvalho para tocar na Orquestra Sinfônica Brasileira. Casou com um brasileiro, tem seis filhos - dos quais cinco músicos - e aqui tem levado até hoje, morando nos elevados artísticos de Santa Teresa, a sua carreira na flauta, sem discriminação entre o clássico e o popular. Desde os seus primordiais "fifties" cariocas (também residindo, mais tarde, por algum tempo em Brasília), atuou em programas variados de emissoras de rádio; na orquestra de TV Globo - "virando-se nos 30" com arranjos manuscritos recebidos na hora H  das atrações -, já nos anos 60, e, em particular, notabilizando-se no seu instrumento como mestra de numerosos músicos, alguns de fôlego até mesmo internacional, como Raul Mascarenhas, Mauro Senise e Franklin da Flauta. No repertório do disco ora lançado, peças de Bach e do jazzista norte-americano Paul Horn. Este, de acordo com ótima matéria do jornal "O Globo", assinada por Luiz Fernando Vianna, quando consultado pela gravadora Fina Flor para autorizar o uso da sua criação no disco, foi lacônico e categórico na sua aprovação: "Odette pode tudo." "Sympa", não?      
         Informando que, no "link" abaixo, Odette, acompanhada do baterista portenho Roberto Rutigliano toca o primeiro movimento de uma suíte de Bach, desejo a todos um bom dia. Grato pela atenção à dica.
 
      
 
A tempo:incluo um segundo "link" - "Tango pra Tereza", de Jair Amorim e Evaldo Gouveia, com Angela Maria -, para corrigir aquele que foi anunciado na dica de ontem, do show de Carmen Queiroz, e, por engano meu, não pôde ser acessado. Uma gravação da Sapoti feita em 1975.  
 
 
        http://www.youtube.com/watch?v=SpuJxBAKzNg (parte de suíte de Bach)
 
        http://www.youtube.com/watch?v=g8cudh_W26k ("Tango pra Tereza")

Nenhum comentário: