25.9.11

Ary do Cavaco pede passagem à eternidade e levanta a poeira no tempo, com a Portela, em samba magistral



 
"Abre a janela, formosa mulher/cantava o poeta trovador/abre a janela, formosa mulher/da velha Lapa que passou...."

        Prezados amigos,

        "Ué, você me conhece!", costumava surpreender-se Ary Alves de Souza, o Ary do Cavaco (foto acima), quando, por causa da sua música, algum popular o saudava. Eu mesmo, há vários anos, ouvi dele tal exclamação no primeiro de vários encontros casuais que tivemos, mormente em ruas do Centro - por vezes com o sui-generis Efson, outro bom compositor de samba, a acompanhá-lo -, ficando-me a impressão de um cidadão simples, bem intencionado, que exercia o seu ofício, sobretudo, por prazer e vocação, sem se deixar levar pela febre do sucesso a qualquer preço. Criado em Coelho da Rocha, distrito de São João de Meriti, na Baixada Fluminense, Ary do Cavaco, engraxate na infância - para ajudar a mãe, viúva - e torneiro mecânico na adultidade, faleceu na última quinta-feira, 22 de setembro, aos 69 anos, dormindo em sua casa, em Quintino, subúrbio carioca, após ter passado a noite anterior no River Futebol Clube, em Piedade, onde se mantinha no páreo pela disputa do hino portelense para o carnaval de 2012. Já morando em Madureira, ingressou na Portela em 1962, a convite de Natal, que gostava dos sambas que Ary fazia. Deste, por sinal, em consonância com a impressão favorável do então patrono da escola, atestados de competência viriam a público, com a gravação de "Chico Lambança" e "Batido na Palma da Mão" (ambas em parceria com Otacílio da Mangueira - foto acima), por Elizeth Cardoso, no elepê "Feito em Casa", de 1974, além de, antes disso, dois sambas-enredo vitoriosos na gloriosa azul-e-branco: "As Treze Naus", de 1969,  com Rubens Alves de Souza, e, ainda na parceria com o irmão, o magistral "Lapa em Três Tempos" (dos versos supradestacados), de 1971, com letra de cabeça inpirada em "Abre a Janela", samba clássico composto por Roberto Roberti e Arlindo Marques Jr.e gravado por Orlando Silva para a folia de 1938.
        Admitido há dias na Velha Guarda Show da Portela, o passamento de Ary do Cavaco o impede de desfrutar desse sonho há muito acalentado, assim como, que eu saiba, o de realizar um CD próprio, revivendo os seus sucessos e cantando inéditas da sua autoria. Era uma figura sempre presente na boa programação do chamado samba de raiz no Rio, como a Terapia Popular, comandada pelo também compositor Roberto Serrão no Severyna, às quintas, na qual foi homenageado em 28 de julho último. Com outros sambas-enredo de Ary, posteriores aos mencionados, a Portela atravessaria a Marquês de Sapucaí na história do carnaval, porém seriam especialmente marcantes, na lembrança da massa, sucessos de meio de ano com intérpretes diversos, enumerados nos "links" abaixo. "Poeira, ô poeira/o samba vai levantar poeira..." E, na poeira do tempo, com samba bem levantado em avenida engalanada, ingressa Ary do Cavaco sem, no entanto, se perder no insconsciente coletivo de nós, os foliões, como um criador de lastro e merecimento. Volta e meia será lembrado.  
        Um bom domingo a todos. Muito grato pela atenção.

        Um abraço,

        Gerdal      

Pós-escrito: nos dois primeiros "links" seguintes, "Lapa em Três Tempos", no inesquecível registro de Paulinho da Viola e na voz de Ary do Cavaco (acompanhado pelo conjunto paulistano Inimigos do Batente), respectivamente; 3) "Mordomia", de Ary com Gracinha, um sucesso do gutural Almir Guineto; 4) outra bola dentro de Ary, desta vez com o Exporta Samba, "Reunião de Bacana", participante do MPB Shell, festival levado ao ar pela TV Globo em 1980; 5) "Malandro Rife", de Ary do Cavaco e Otacílio da Mangueira, com Bezerra da Silva; 6) o partideiro Roque do Plá metendo bronca em "Nó na Cana", de Ary com César Augusto, música do VII FIC, da TV Globo, em 1972; 7) "Na Beira do Mangue", outra de Ary com Otacílio, em gravação de Jair Rodrigues feita em 1976; 8) "O Saudoso", só do Ary, com o também saudoso Mussum, humorista proveniente do grupo Originais do Samba. 
          
            http://www.youtube.com/watch?v=AIOSAzJfq70 ("Lapa em Três Tempos")

            http://www.youtube.com/watch?v=EPkO94V3c44
("Lapa em Três Tempos")

            http://www.youtube.com/watch?v=acq7bOLsg1I
("Mordomia")

            http://www.youtube.com/watch?v=Wa6JW3XseBc
("Reunião de Bacana")

            http://www.youtube.com/watch?v=6AUEMs-u21I ("Malandro Rife")

            http://www.youtube.com/watch?v=_kxx44woKjc
("Nó na Cana")

            https://mail.google.com/mail/?shva=1#inbox/1329df0022be0e9f
  ("Na Beira do Mangue") 
           
            http://www.youtube.com/watch?v=8Siv2lKE4CY ("O Saudoso")

Nenhum comentário: