12.11.11

Jorginho do Império canta neste sábado no Cariocando: água no feijão para a chegada de um sambista popular




"Quando na passarela ela pisou, o povo já gritava "já ganhou"..." Puxo em fio da memória este samba maior em tom menor, "Colher de Chá", gravado em 1995 por Jorginho do Império (fotos acima) no CD "Um Cidadão do Samba". E a escola em relevo na letra nem era a dele, ou seja, aquela que teve no pai dele, o exponencial Mano Décio da Viola, um de seus fundadores, em 1947, mas a verde-rosa do saudoso Geraldo das Neves, autor da joia evocada. Uma faixa resumidora do grande valor do sorridente Jorginho, também compositor, como intérprete de samba. Ele, ao longo de tantos discos e shows realizados, soube firmar-se com um trabalho que tem "a sua cara", o qual, assim que se projetou em larga escala, nos anos 70, no chamado "hit parade", era identificado, por muitos, como meramente caudatário do estilo já conhecido de Martinho da Vila. Com este, aliás, Jorginho do Império não deixa de ter proximidade na carreira, pois, antes mesmo de cantar profissionalmente, fora ritmista de conjunto do prestigiado bibarrense, uma consequência da amizade entre eles nascida em encontro no antigo Tabuleiro da Baiana, no Rio. Um bamba, portanto, egresso da casa artística de Martinho, mas fazendo seu nome em casa própria na MPB.
   "Água no feijão que chegou mais um, chegou mais um, chegou mais um..." E é o próprio Jorginho esse mais um que, de fato, soma aonde chega, com a competência e a simpatia do seu recado popular, apresentando-se, neste sábado, 12 de novembro, a partir das 21h, no bar Cariocando (Rua Silveira Martins, 139 - Catete - tel.:2557-3646), em show com direção de Cláudia Feitosa.
       ***
Pós-escrito: no primeiro dos "links" seguintes, Jorginho do Império e Elizeth Cardoso, em imagens de 1981, cantam "Cuidado, Vovó", de Tio Hélio e  Nílton Campolino, este um imperiano que conheci como trocador do 569 - Largo do Machado-Leblon, contando-me, em diversas viagens dessa linha de ônibus, suas histórias como baluarte que foi da escola de Madureira. Nos demais "links", ouvimos Jorginho nas seguintes gravações: 2) "Viagem Encantada", de Mano Décio e Jorginho Pessanha; 3) "Maria da Hora", de Martinho da Vila; 4) "O imperador", de uma dupla de sucesso, o pernambucano Paulo Debétio e o carioca Paulinho Rezende, samba dos anos 70 feito em homenagem a Mano Décio e lembrado por Jorginho do Império em recente participação no programa "Samba na Gamboa", na TV Brasil; 5) neste, um raro registro dele com Mano Décio em que ambos cantam "Tocar na Banda", de Adoniran Barbosa.

http://www.youtube.com/watch?v=FrhyyGVyCb0
("Cuidado, Vovó!")

http://www.youtube.com/watch?v=Mr1wxwNn5ks&feature=related
("Viagem Encantada")

http://www.youtube.com/watch?v=lKvFSFd5KKQ ("Maria da Hora")

http://www.youtube.com/watch?v=oTMdcHnDc_o&feature=related ("O Imperador")

http://www.youtube.com/watch?v=mfA8R7aF0Mw
("Tocar na Banda")                    
 

Nenhum comentário: