14.7.15

Caricaturas de Gertrude Stein e Alice B. Toklas


Da boca do forno: Caricaturas da escritora Gertrude Stein (1874- 1946) e sua companheira Alice B. Toklas (1977-1967), que emprestou seu nome a uma das obras mais citadas de Stein cujo título é "Autobiografia de Alice B. Toklas". Neste livro ela "retratou" aqueles anos loucos do começo do século XX até os anos 30, nos quais uma galeria de artistas vanguardistas de todos os matizes (quase digo matisses) tentavam um lugar ao sol nas pracinhas de Paris. Aproveitou e também por tabela (ou por espelho) e traçou ali sua autobiografia, onde dizem as más línguas não poupou elogios à sua figura.
Não conheço nada dela, a não ser a série de retratos que Picasso fez tendo sua figura como modelo. Segundo reza a lenda, digitada na wikipedia, ela não curtia muito esses retratos e dizia que não estavam em nada parecidos com ela ( eu também concordo), ao que o gênio espanhol retrucava: "Mas certamente vai parecer ,Gertrude, certamente..."
De fato, quando você procura por Gertrude Stein no Google, a primeira imagem que pinta é a do "detestado" retrato de Miss Stein, que ela , apesar de não curtir, deixava sempre pendurado na parede de sua casa, que era o centro da vida intelectual daquela época.
Dizem que sua escrita poética tinha algo a ver com a pintura (ela amava os pintores) que rolava nessa época - algo próximo do surrealismo, algo perto do dadaismo…muitas repetições intencionais, quase prosa etc e tal. Só lendo.
Tentei fazer uma caricatura dela o mais próximo possível a partir de uma síntese de suas fotos de várias épocas. Não podia deixá-la longe de sua parceira de toda vida, a jovem Alice B. Toklas, que parece também escreveu um livro cujo título é "O livro de cozinha de Alice B. Toklas"(tem tradução em português). Nesse livro, Toklas também dá um drible na literatura e por meio de um manual de culinária, no meio de pratos saborosos devorados pela vanguarda, conta sua vida ( que já tinha emprestado à Miss Stein) naquele mundo de arte que freqüentava também e muito a cozinha da casa onde moravam , na Rue de Fleurus, nº 27.
Pronto, minha amigas já podem começar a pancadaria.
Clique na imagem para ampliar e VER melhor

Nenhum comentário: