22.10.17

100 anos da Revolução Russa em caricaturas

Do raso do baú/ Começo hoje uma série de caricaturas de alguns poucos homens que lutaram para fazer acontecer a Revolução Russa, que comemora seus 100 anos neste outubro.
Começo por Lenin, ou Vladimir Ilyich Ulyanov (1870 -1924). Esse baixinho (tinha 1 metro e 65 centímetros de altura) foi a principal cabeça - articulador e agitador da Revolução.
Dizem certos historiadores que ele imaginava no início, ser Berlim o cenário ideal para estourar esse grande movimento do século XX , (esse seria destino final do trem que o trouxe para Moscou), pois o capitalismo e o operariado alemão se encontravam em condições mais avançadas para abrigar suas ideias revolucionárias.
Mas aí surgiram as ironias da História (título de um livro de Isaac Deutscher), a Russia, um país gigantesco (habitado por povos diversos com culturas e dialetos que não se falavam), de economia praticamente semi-feudal, sob um regime autocrático - o czarismo, furou a fila e deu no que deu…Se não tem tu, vai tu mesmo! Morreu 7 anos depois de deflagrado o movimento que transtornou a História da humanidade por um bom tempo. Não viu portanto, a sua obra se completar, apenas os andaimes de sua construção.
Lenin tem uma frase muito interessante entre as várias que cunhou, que diz "Paciência e ironia são duas armas de um revolucionário". Ao que parece, os revolucionários russos não tiveram tempo para seguir seu conselho.
Só conheço, mas não li, uma biografia dele: "Lenin" (publicada no ano 2000 pelo selo editorial Difel - da Editora Brertrand/Brasil), escrita pelo inglês Robert Service. Ela tem como subtítulo "A Biografia definitiva".Não sei se é uma boa biografia, já começa o livro falando que Lenin não era um figura fácil e generosa. Ôpa! Creio é um "tema" muito complexo para de destrinchar em apenas 553 páginas. A conferir.
Obs: Nunca fui solicitado a fazer uma caricatura desse personagem, no meu trabalho na imprensa.
Das várias tentativas recentes que fiz, cheguei ao resultado que mostro aqui .Vou ver se com mais tempo eu consigo algum tipo de aperfeiçoamento na sua caracterização (sem seu tradicional boné- o que tornaria mais fácil sua caricatura).
(Clique na imagem para ampliar e VER melhor)

Nenhum comentário: