22.10.17

100 anos da Revolução Russa em caricaturas

(Clique na imagem para ampliar e VER melhor)

Do fundo do baú: Para continuar a pequena série do personagens da Revolução Russa trago a caricatura de Léon Trotsky (1879-1940),o grande líder revolucionário, o intelectual que organizou o chamado "Exército Vermelho".
Sua trajetória está bem estabelecida na ampla biografia escrita por Issac Deutscher, dividida em três tomos: " O Profeta Armado"(que cobre o período de 1879-1921), "O Profeta Desarmado"(sobre o período de 1921 a 1929) e "O Profeta Banido"(que vai de 1929 a 1940). Além disso para mais detalhes, existe o livro da própria lavra de Trotsky cujo título é "Minha Vida- Ensaio autobiográfico".
Existe porém, um outro biógrafo dele ( e essa informação eu apanhei na Wikipédia), o historiador francês Pierre Broué, que, afirmam certos especialistas, entrevistou contemporâneos de Trotsky e teve acesso a documentos e fontes que Deutscher não consultou - os arquivos de seu filho Leon Sedov, por exemplo. Ele escreveu uma biografia diferente em certos aspectos, com o título "Trotsky".
Como uma das principais cabeças da Revolução de outubro, esse líder era defensor da chamada "Revolução Permanente", caminho que tinha por objetivo espalhar, ampliar o movimento revolucionário pela Europa conturbada daqueles tempos, como forma de sobrevivência da própria Revolução emparadada pelas forças das nacões européias e asiáticas contrárias ao socialismo.
Também teorizou acerca da realização do capitalismo - a famosa teoria da" lei do desenvolvimento desigual e combinado" do sistema, o que explicaria as diferenças entre os avanços econômicos em determinados países e o chamado "atraso" , ou subdesenvolvimento de outros.
Depois da morte de Lenin, Trotsky entrou em conflito com Stalin, que tinha diferentes orientações para a URSS na sua cabeça e entre elas defendia o "socialismo em um só país", tendo a Russia como cenário no qual esse novo sistema deveria se consolidar antes de partir para outros territórios. Trostky perdeu a parada e depois de muitos conflitos dentro do Partido bolchevique, foi obrigado a deixar a URSS e partir para um longo e tumultuado exílio. Talvez ele seja o personagem mais trágico dessa Revolução.
Trotsky, como todo mundo está careca de saber, foi assassinado no México (seu último refúgio), por um agente da GPU ( polícia política que substituiu a Tcheka e que depois virou KGB). O nome do assassino é Ramon Mercader. Essa história foi contada com detalhes no estilo dos "thrillers" , na ficção saborosa de Leonardo Padura, no livro "O homem que amava os cachorros". Parece que essa obra vai virar filme em breve.Existe também uma outra obra de ficção sobre o mesmo tema que tem por título "A Segunda Morte de Ramón Mercader", escrita por Jorge Semprun, que dizem ser excelente.

Nenhum comentário: